Opinião

Eleições 2022: O Que Há Por Trás da Indecisão de Aguinaldo Ribeiro? - Por Gildo Araújo

Se a intenção do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) era criar expectativa na política paraibana, já conseguiu seu intento, isto porque, não se fala em outra coisa nos bastidores ou até mesmo nas ruas, pois onde quer que cheguemos, nos bate-papos, nas esquinas, nos bares... se falou em política, de imediato as especulações se voltam para o futuro posicionamento do parlamentar campinense, já que ele é atualmente a peça mais importante dentro do xadrez político da Paraíba, e que dependendo de sua movimentação, haverá um novo direcionamento estratégico de seus adversários nas eleições deste ano.

 

Se a intenção do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) era criar expectativa na política paraibana, já conseguiu seu intento, isto porque, não se fala em outra coisa nos bastidores ou até mesmo nas ruas, pois onde quer que cheguemos, nos bate-papos, nas esquinas, nos bares… se falou em política, de imediato as especulações se voltam para o futuro posicionamento do parlamentar campinense, já que ele é atualmente a peça mais importante dentro do xadrez político da Paraíba, e que dependendo de sua movimentação, haverá um novo direcionamento estratégico de seus adversários nas eleições deste ano.

O bom disso tudo é que o nome de Aguinaldo Ribeiro se mantém vivo na mídia. Porém o fato que tem chamado a atenção, é a forma serena que tanto o deputado Aguinaldo Ribeiro quanto o governador João Azevedo vêm tratando todos esses imbróglios. Daí a suspeita de que existe algo a mais por trás disso tudo, algo que vai além de apenas uma reivindicação de apoio dos Republicanos ao parlamentar para o Senado Federal.

Porque se analisamos bem, essa calmaria como ambos estão tratando essas articulações políticas está deixando margem para as mais diversas especulações. Por exemplo, uma das especulações foi o encontro silencioso entre o governador João Azevedo e a senadora Daniella Ribeiro; um encontro que parece ter passado ileso pela imprensa, pois o fato não foi tão repercutido quanto merecia. Para quem analisa política, observa nitidamente que tem algo a mais para acontecer na política paraibana. Esse encontro entre o governador e a senadora dentro do atual cenário da política, talvez chame mais atenção do que a possibilidade de Aguinaldo Ribeiro ser o companheiro de chapa de João Azevedo, o que na lógica já até seria dado como certo.

É nítido que com a saída de Efraim Filho do grupo do governador, a família Ribeiro, leia-se Aguinaldo e Daniella Ribeiro, começou a se valorizar dentro formatação estratégica da eleição do governador, pois todos sabemos que um declínio da pré-candidatura de Aguinaldo ao senado, a esta altura do campeonato, seria fatal para as pretensões de reeleição de João Azevedo. Daí o porquê tanto na plenária do Orçamento Democrático realizado em Campina Grande no sábado (04), quanto na visita feita pelo governador na última quinta-feira não se teve a presença de nenhum representante dos “Ribeiros” (Aguinaldo, Daniela ou o vice-prefeito Lucas Ribeiro).

Já que estamos no período junino, só nos cabe compreender que nesse contexto político ainda tem muita canjica para ser mexida dentro do caldeirão chamado política paraibana, e que ninguém se surpreenda se nesse agitado ao invés de sair canjica venha pamonha, ou seja, uma nova candidatura, aí muda tudo novamente.

Como disse o próprio Aguinaldo Ribeiro, na sexta-feira (10): “em política não podemos errar”. Já neste domingo (12), o parlamentar vendo a possibilidade de começar a perder lideranças políticas em diversas regiões do estado resolveu usar seu tweet para anunciar que na próxima quarta-feira (15), estará publicando qual será seu destino para às eleições deste ano. Que tem algo estranho nessas tratativas, isso é verdade. Será que a opção de Aguinaldo Ribeiro irá ser por sua reeleição e apoiar uma possível pré-candidatura da senadora Daniella Ribeiro ao governo da Paraíba? Terá Aguinaldo Ribeiro coragem de enfrentar, nessas alturas do campeonato, Ricardo Coutinho e Efraim Filho numa disputa para o senado federal? Vamos aguardar o desfecho de todas essas especulações, pois o tempo é o senhor da razão. Quem viver, verá!

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba