conjuntura política

Eleições 2022: O favoritismo do governador João Azevedo - Por Gildo Araújo

"Um fato preponderante que tem credenciado a reeleição do governador João Azevedo é a sua coerência política junto ao eleitorado, principalmente, quando se posiciona contra o atual governo federal"

A cada dia que passa, observa-se que o grupo comandado pelo governador João Azevedo se expande, já que as condições de arregimentar forças políticas estão muito mais favoráveis para ele, dado o discurso de forma uníssona implantado pela liderança do próprio João Azevedo que vem conduzindo sua pré-reeleição de forma sábia e estratégica.

A verdade é que o grupo governista, mesmo enfrentando as adversidades que a pandemia da covid-19 tem trazido aos paraibanos, vem trabalhando de forma intensa, aglutinando lideranças no interior, alargando e estendendo seus espaços, e realizando investimentos nos municípios com planos para até o próximo ano.

Um fato preponderante que tem credenciado a reeleição do governador João Azevedo é a sua coerência política junto ao eleitorado, principalmente, quando se posiciona contra o atual governo federal, e isso tem lhe rendido o apoio incondicional do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba; além do apoio em forma de gratidão do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assim narrado pelo próprio Emerson Lucena (filho de Cícero e vice-prefeito de Cabedelo) em entrevista à Rádio Arapuan, recentemente.

Além de todo este acervo de apoios, o Governador ainda conta com o apoio de aproximadamente 26 deputados estaduais, a maioria dos deputados federais e mais dois senadores, podendo ser três.

Outro ponto que é preciso considerar dentro desse contexto é a parte econômica, que mesmo enfrentando toda dificuldade, os índices de desenvolvimento continuam crescentes, o que torna a Paraíba um dos Estados da Região Nordeste mais cobiçados pelas grandes empresas em futuros investimentos, sobretudo no tocante ao turismo.

E ainda tem que ressaltar o pagamento dos servidores que permanecem rigorosamente em dia.

Por outro lado, vemos uma oposição bastante fragmentada com suas principais lideranças “batendo cabeças”, onde sequer têm condições de se reunir para realizar um planejamento futuro, pois ao que parece, é cada um “puxando a brasa para sua sardinha”, querendo posar de protagonista, sem lembrar de que estamos há um ano do início das convenções partidárias.

E então nos questionamos: Essa desarticulação das oposições é falta de discurso em relação ao próprio governo ou será que estão esperando pelas decisões políticas de Nilvan Ferreira e Bruno Cunha Lima? Será que vão aguardar o posicionamento dos Cartaxos que já planejam uma frente com o ex-governador Ricardo Coutinho? Ou Pedro Cunha Lima que uma hora tece elogios o Governo Federal, outra hora faz indicações de cargos ao mesmo governo junto com seu pai, o ex-governador Cássio Cunha Lima?

Até o deputado Ruy Carneiro em declaração recente à imprensa demonstrou sua indefinição em apoio a algumas candidaturas ao governo no próximo ano.

Diante de tudo isso, vemos que o governador João Azevedo corre a passos largos em busca de sua reeleição, que ao permanecer com essa performance não teremos dúvidas de que será triunfante, e só um caso muito grave poderá retirar o governador de sua vitória. Enquanto a oposição dorme em berço esplêndido, João está acordado, trabalhando e aumentando seu favoritismo.

No cenário político de hoje, João Azevedo é imbatível, embora saibamos que a política é dinâmica.

 

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo