Quem diria que depois de toda a turbulência política sofrida, o ex-governador Ricardo Vieira Coutinho (PT) ainda tivesse estímulo para enfrentar novas trincheiras dentro da política. Recentemente, começou a dar dicas de que pode estar voltando de forma triunfante, em busca de emplacar uma vitória nas eleições deste ano em João Pessoa, o que significará seu soerguimento na política paraibana.
Quiçá, o ex-governador da Paraíba, forjado na luta do socialismo, esteja inspirado no que dizia o grande filósofo Platão: “Coragem é saber o que não temer”. Aliás, a própria consolidação da candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT), à Prefeitura da capital, pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deve-se muito à liderança e à influência de Ricardo Coutinho junto à presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e ao próprio presidente Lula (PT).
É notório compreender que toda essa estratégia formatada pelo ex-governador em torno do nome de Cartaxo tem como pano de fundo a intenção de colocar alguém que represente Ricardo na chapa, e foi aí que surgiu o nome da ex-secretária estadual de finanças, Amanda Rodrigues (PT), esposa do próprio Ricardo Coutinho.
Aliás, a presença de Amanda Rodrigues na chapa de Luciano também causa um impacto importante na política estadual, ou seja, é tudo o que Ricardo Coutinho deseja para também se manter lembrado e já montar seu xadrez visando sua volta definitiva em 2026, com todas as condições de disputar e se eleger a um cargo no executivo ou mesmo ao legislativo, pois terá o integral apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Quem pensa que o ex-governador Ricardo Vieira Coutinho está morto politicamente, engana-se. Mesmo com todos os altos e baixos que a política proporciona a quem nela vive, o protagonismo de Ricardo Coutinho ainda permanece na memória de muitos paraibanos, pois seu trabalho como governador do Estado espalhou diversos benefícios e melhorou de forma acentuada a qualidade de vida da população; daí o porquê de ainda ser bastante lembrado pelo povo.
Esse apoio a Cartaxo na disputa pela Prefeitura da capital, já é o início de seu recomeço. Aliás, alguém já imaginou Luciano Cartaxo sendo eleito prefeito de João Pessoa com o apoio de Ricardo Coutinho? Em política existe uma máxima que diz: “Não se deve subestimar o adversário”.
Mesmo com Luciano Cartaxo ainda flutuando entre os três primeiros colocados nas pesquisas apresentadas até agora, o que fica mais do que evidente é que com o percurso da eleição, muita coisa ainda irá mudar, principalmente, em um possível segundo turno, pois como todos sabemos, com todas as divergências internas, o partido dos trabalhadores possui uma militância muito forte e conta com o apoio do governo Lula, e isso pode fazer uma diferença muito grande na reta final das eleições.
Diante de tudo isso, o recado que fica aos adversários é o de que não subestimem o Luciano Cartaxo, nem o “Mago” Ricardo Coutinho, pois ele continua muito forte, e juntos poderão lograr êxito nessa eleição.
Quem viver, verá!
Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba