Opinião

DOMINGUEIRA GALDINIANA: O que aconteceu ontem no chá da tarde na granja do governador? - Por Rui Galdino

DOMINGUEIRA GALDINIANA: O que aconteceu ontem no chá da tarde na granja do governador? - Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Desde ontem à noite meu telefone não parou de tocar por leitores querendo saber o que realmente aconteceu na reunião de ontem à tarde na Granja Santana em João Pessoa. Quase não dormi direito. Amanheci hoje, fiz alguns contatos e consegui algumas informações privilegiadas, que se tiver alguma margem de erro, são de no máximo 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Então, o galdinista em linhas gerais ficou sabendo o seguinte:

1º) Com relação ao tal “café de Brasília”, que aconteceu domingo passado, dia 02 de fevereiro, na casa do deputado federal Aguinaldo Ribeiro na capital federal, ao contrário do que divulgaram, nem o prefeito Cícero Lucena(PP), nem o vice-prefeito Léo Bezerra(PSB), estavam presentes. Foi um café informal apenas com o GRUPO RIBEIRO(Aguinaldo, Daniella e Lucas), o governador João Azevedo(PSB) e o presidente eleito da Câmara Federal Hugo Motta(REPUBLICANOS), no entanto, não houve nenhuma tomada de posições, apenas amenidades e nada mais.

2º) Com relação a reunião deste sábado(08/02/2025), na granja Santana em João Pessoa, reunião essa que vou intitular de “CHÁ DA TARDE”, que começou por volta das 15 horas e foi até as 18 horas, estavam presente as seguintes personalidades: O governador João(PSB), o presidente da Câmara Federal Hugo Motta(REPUBLICANOS), o presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino(REPUBLICANOS), o vice-governador do estado Lucas Ribeiro(PP), a senadora Daniella Ribeiro(PSD), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro(PP), o prefeito Cícero Lucena(PP) e o vice-prefeito Léo Bezerra(PSB).

3º) O governador abriu a reunião, fez algumas ponderações, apelou para a unificação dos discursos por parte dos aliados, etc, etc, etc… falou, falou, disse que tinha vontade de disputar o Senado em 2026, no entanto, tudo iria depender das CIRCUNSTÂNCIAS políticas no próximo ano e da união de todo o seu grupo político. Pediu também para que na futura chapa majoritária da situação, só tivesse APENAS UM REPRESENTANTE de cada partido na chapa majoritária. No entanto, João não deixou claro se deixará o governo em 2026 ou não. Essa grande incógnita do governador, se fica ou não no governo, tem sido o grande dilema do GRUPO RIBEIRO e aliados.

4º) O prefeito Cícero Lucena, também falou, e entre uma coisa e outra, pediu uma vaga na futura chapa majoritária para seu filho, o deputado federal Mersinho Lucena(PP), como vice-governador ou senador. Dizem que o caboquinho de Jatobá, já disse ao governador noutra ocasião, que seu nome estará à disposição para disputar o governo do estado, desde que João fique no governo. É bom lembrar, que o secretário Deusdete Queiroga(PSB), também disse ao governador a mesma coisa.

5º) O deputado Adriano Galdino(REPUBLICANOS), entre outras coisas, foi curto, direto e a temperatura subiu quando ele disse que manteria a sua pré-candidatura ao governo do estado, esperava o apoio de todos e defendeu DUAS VAGAS para o seu partido na futura chapa majoritária. Hummm, o cancão vai piar!

6º) A senadora Daniella Ribeiro(PSD), ficou mais escutando, falou quase nada. Parecia não muito à vontade na reunião do CHÁ DA TARDE e queria sair logo da reunião, pois, tinha outros compromissos e a festa de 15 anos da filha de Diego Tavares(seu 1º suplente de senador). Hummmm, o fato é que Daniella está inquieta com a indefinição do governador, pois, precisa cuidar da sua reeleição ou não, e João em nada se pronuncia.

7º) O deputado Aguinaldo Ribeiro, escutou, fez algumas ponderações, deixou bem claro que se o grupo não estiver todo unido em 2026, perderá as eleições para a oposição. Disse que com relação ao GRUPO RIBEIRO, a família irá decidir quem vai participar da chapa.

8º) Hugo Motta, escutou a todos, fez ponderações, porém, defendeu os interesses do REPUBLICANOS dizendo que o partido não participou da chapa majoritária em 2022, mas que agora pretende apresentar DOIS NOMES(governador e sanador) para a chapa majoritária em 2026.

Bom, o fato é que não houve nenhum progresso e nenhuma novidade nessa reunião do CHÁ DA TARDE na granja Santana. As conversas e ponderações foram claras, abertas e diretas, porém, ABSOLUTAMENTE NADA FOI ALINHADO. Dizem que outra reunião vai acontecer, só não se sabe quando. Enquanto isso, o governador João vai continuar empurrando com a barriga a sua decisão se fica ou não do governo e deixando cada vez mais a sua base aliada bastante aflita. Outro fato que chamou a atenção do galdinista, foi a ausência de um representante do PT no CHÁ DA TARDE. Hummm, tem boi na linha!

Resumo da ópera: Todos saíram do CHÁ DA TARDE, com a certeza que o REPUBLICANOS será o fiel da balança para 2026. Outro fato é que a ascensão do deputado federal Hugo Motta, como novo presidente da Câmara dos Deputados ofuscou o brilho e o protagonismo político de outras lideranças em nosso estado. Na verdade, quem vai ditar as regras do jogo daqui pra frente até 2026, não será mais o governador João e sim HUGO MOTTA e o REPUBLICANOS. E ele deixou bem claro na reunião do CHÁ DA TARDE de ontem, que o seu partido vai querer DUAS VAGAS na chapa majoritária para 2026, uma de governador e outra de senador. Precisa falar mais alguma coisa?

Minha gente, é aquilo que o galdinista vem dizendo: JOÃO AZEVEDO não vai sair do governo, pois, não tem grupo político e mesmo com duas vagas teme perder a eleição para o Senado. E digo mais: prá onde o REPUBLICANOS pender em 2026, decidirá a eleição. Além disso, Hugo e Efraim estão bastante afinados. Assim sendo, ou o governador se decide logo, ou o desmantelo na sua base aliada vai ser grande, uma vez que ninguém confia em ninguém. Que CHÁ DA TARDE foi esse minha gente? Era melhor não ter acontecido. E tem deputado dizendo por aí, que se João sair do governo, não terá o apoio de NENHUM deputado da Assembleia Legislativa. Já pensou? Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!