Opinião

DOMINGUEIRA GALDINIANA: João e os cenários de FICAR ou NÃO FICAR no governo em 2026! – Por Rui Galdino

FOTO: REPRODUÇÃO

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política da Paraíba é realmente eletrizante. Aqui, é terminando uma campanha eleitoral e imediatamente iniciando a seguinte. Com a reeleição do governador João Azevedo (PSB) em 2022, já se especula por todos os quadrantes do estado a campanha política de 2026. E a grande pergunta que se faz é a seguinte: “O GOVERNADOR JOÃO FICA OU NÃO NO PODER ATÉ O FINAL DO SEU MANDATO EM 2026”? Eis a questão! Então, diante de tal questionamento, só teremos dois cenários: O FICO ou O NÃO FICO DO GOVERNADOR JOÃO! De acordo com a futura decisão de João em ficar ou não ficar no governo, a Paraíba terá um divisor de águas na política e nas suas lideranças, pois, se João decidir FICAR, teremos um caminho e se João decidir NÃO FICAR, teremos outro caminho completamente diferente e com mudanças profundas na política paraibana.

O galdinista já escreveu sobre esse assunto trazendo a sua posição a preço de hoje (2023), no entanto, vários leitores me pediram para escrever uma GALDINIANA com a minha visão perante os dois cenários, ou seja, como ficará a política em 2026, caso o governador João Azevedo permaneça ou não no governo até o final do seu 2º mandato. Bom, em respeito e atenção aos meus queridos leitores e seguidores, vou escrever a minha previsão sobre os dois cenários, porém, deixando bem claro que na minha modesta opinião, a preço de hoje, João Azevedo FICARÁ SIM no governo até o final do seu mandato.

A princípio, após a reeleição de João em 2022, o galdinista imaginava que o governador iria deixar o governo no tempo certo para se candidatar a senador em 2026, porém, em virtude de alguns fatos, mudamos a nossa visão e a preço de hoje (2023), já prevemos que o governador VAI FICAR NO GOVERNO ATÉ O FINAL DE SEU MANDATO. Nesse cenário DE FICAR, João vai fazer o possível para eleger seu sucessor, que poderá ser ADRIANO GALDINO ou CÍCERO LUCENA (caso se reeleja prefeito da capital em 2024) e depois de dois anos de quarentena vai voltar à política para tentar se eleger prefeito de João Pessoa em 2028. Poucos sabem, mas o grande sonho de João é ser prefeito da sua cidade natal.

Bom, se o galdinista estiver errado em sua previsão, só existe outro cenário que é O NÃO FICAR DE JOÃO, ou seja, o governador deixará o governo 09 meses antes do final de seu mandato (em 02/04/2026) para ser candidato a senador ou até mesmo a deputado federal. Nesse caso muda tudo, pois, quem vai assumir o governo em definitivo é o jovem vice-governador LUCAS RIBEIRO (PP), filho da senadora Daniella Ribeiro (PSD), sobrinho do deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP) e neto do grande guerreiro Enivaldo Ribeiro (PP). Assim sendo, é claro, evidente e natural que Lucas, já governador, dispute a sua própria reeleição para o governo do estado.

Então, nesse 2º cenário teríamos em tese a seguinte chapa governista em 2026: Lucas Ribeiro (governador), Daniella Ribeiro (senadora) e João Azevedo (senador). E é exatamente aí onde mora o perigo, ou seja, mesmo sendo 2 vagas para o Senado em 2026, quem garante que João vá conseguir a 2ª vaga? Pois, em tese a 1ª vaga será da mãe do governador, que estará na disputa natural para sua reeleição e indubitavelmente, é um nome fortíssimo para o Senado, principalmente, com o seu filho à frente do governo do estado. E vai ter também outro problemão chamado OS REPUBLICANOS. Nesse 2º cenário como vai ficar os espaços ou pra onde vão OS REPUBLICANOS? Eis a questão! Será que o jovem deputado federal Hugo Motta vai declinar da condição de pré-candidato ao Senado? Será que o deputado Adriano Galdino vai declinar da possível condição de pré-candidato ao governo do estado? Huummmm!!!

É bom lembrar que pela oposição teremos o senador Efraim Filho (UB), que já deu sinais que será candidato ao governo do estado em 2026 e que já tem em tese um candidato a senador na sua futura chapa que é Veneziano Vital do Rêgo (MDB), onde vai disputar a sua reeleição para o Senado, ambos, fortíssimos candidatos para 2026. Então, o galdinista continua com a previsão de que em virtude de tudo isso e muito mais, o governador João, VAI SIM FICAR NO GOVERNO. Mas, para quem torce que João deixe o governo, o galdinista aponta uma saída política e estratégica para que João DEIXE O GOVERNO nas mãos de Lucas Ribeiro. Sabe qual é? É se a senadora Daniella Ribeiro, for convencida a não disputar a sua reeleição para o Senado, em homenagem a seu filho ser alçado à condição de governador, facilitando a política de alianças e com isso, aceitar SER A 1ª SUPLENTE DE JOÃO para o Senado, ficando a outra vaga de senador para os REPUBLICANOS. Nesse caso, o galdinista vê a possibilidade mesmo que remota, de João sair do governo e entregar o bastão ao jovem Lucas Ribeiro, porém, tem que acertar tudo direitinho com a senadora Daniella!!! Creio que atendi e satisfiz a vontade de meus leitores, demonstrando os dois cenários possíveis para 2026, porém, lembrando que antes de 2026, teremos as eleições municipais de 2024 no meio do caminho e que o verdadeiro São João pé de serra será no Rancho Galdiniano em Bananeiras. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!

Fonte: polêmica paraíba
Créditos: polêmica paraíba