1º) Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Começo a DOMINGUEIRA de hoje (25 de outubro), dizendo que logo mais, estarei pelas ruas e bairros de João Pessoa, realizando a 2ª PESQUISA GALDINIANA, para prefeito de João Pessoa. Trata-se de uma enquete de caráter particular, com o objetivo de ter uma noção mais aproximada de como está o pensamento dos eleitores para prefeito da capital. Faço isso, pois, não acredito nessas pesquisas que são divulgadas por aí e que só geram dúvidas e especulações perante a opinião pública. Respeito todas as pesquisas, porém, sou desconfiado com elas, uma vez que já erraram muito na Paraíba. Assim sendo, prefiro fazer a minha, com a máxima isenção possível e margem de erro quase zero. Repito, a PESQUISA GALDINIANA, não é científica, e sim, de caráter extremamente pessoal, por isso, não posso publicá-la.
2º) Quem completou 64 primaveras na última sexta-feira, 23 de outubro, foi o meu amigo e jornalista Gutemberg Cardoso, que o considero como O REI DO RÁDIO PARAIBANO. Não é à toa, que o nosso REI DO RÁDIO, faz aniversário no dia do aniversário de outro REI, Pelé, O REI DO FUTEBOL, que completou 80 primaveras também na última sexta-feira. Parabéns, saúde e sucesso para os DOIS REIS, Gutemberg e Pelé, ambos nos seus quadrados, com suas bonitas histórias de vida e reinado. Que DEUS lhes conceda muitos anos de vida e prosperidade. Parabéns aos dois REIS.
3º) E o padre Luiz Couto (PT), tirou férias do governo de João Azevedo, para declarar apoio ao prefeitável Ricardo Coutinho (PSB). Já pensou? Nada contra as férias, nem o apoio do padre a Ricardo. O inusitado, é que o governador João (CIDADANIA), dizem que está rompido com Ricardo e apoia o prefeitável Cícero Lucena (PP). Aí vem duas perguntas: 1ª) Por que o governador não EXONEROU o padre Couto? 2ª) Será que esse rompimento entre Ricardo Coutinho e João Azevedo, é verdade mesmo?
4ª) O que as pesquisas registradas no TRE e publicadas apontam, é que teremos um 2º turno em João Pessoa, entre os prefeitáveis Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB). Se assim for, quem terá o apoio dos demais prefeitáveis no 2º turno? Por exemplo: Ricardo Coutinho (PSB), ficará com quem? Walber Virgolino (PATRIOTAS), apoiará quem no 2º turno? E Edilma Freire (PV)? E Ruy Carneiro (PSDB)? E João Almeida (SOLIDARIEDADE), com quem ficará? E Anísio Maia (PT)? E Raoni Mendes (DEM)? E os demais prefeitáveis de ESQUERDA? E se der um 2º turno entre Nilvan e Ricardo ou entre Nilvan e Walber? Assim sendo, com quem ficará os demais prefeitáveis? Nesses casos, o governador João e a vice-governadora Lígia (PDT), ficarão com quem no 2º turno? E se der Ricardo e Cícero? Como ficará as posições de apoio no 2º turno? Em breve saberemos…
5ª) Respeito as opiniões em contrário, no entanto, pelo que tenho visto e ouvido, na minha modesta opinião o prefeitável Nilvan Ferreira (MDB), está consolidado no 2º turno. A outra vaga, será disputada entre os prefeitáveis Ricardo Coutinho (PSB), Cícero Lucena (PP) e Walber Virgolino ( PATRIOTAS). Só fatos extraordinários, poderão levar Edilma Freire (PV), Ruy Carneiro (PSDB) ou João Almeida (SOLIDARIEDADE), para o 2º turno na capital paraibana. Anotem!
6ª) Independentemente de pesquisas eleitorais, o fato é que a população está bastante descrente e decepcionada com os políticos e a atividade política, ou seja, os eleitores de maneira geral, não estão nem aí para votar em seu ninguém. Infelizmente, creio que a abstenção vai ser grande este ano em todo o Brasil. Para prefeito, ainda se fala em alguém, porém, para vereador, cerca de 80% dos eleitores, a preço de hoje, ainda não sabe em quem vai votar. Por isso, faço um apelo para que os ELEITORES, saiam de casa e votem em alguém. No entanto, saiba escolher seu futuro prefeito e vereador, dentre aqueles FICHA LIMPA e VIDA LIMPA que tenha bons propósitos para o futuro da sua cidade e seu país. Cuidado com “mercadorias vencidas”, cuidado com os demagogos, muito cuidado com os corruptos. Dê um cartão vermelho para todos os cínicos e caras de pau, que andam por aí, tentando enganar o povo mais uma vez.
7ª) Gente, o ato de votar é extremamente importante. Mesmo decepcionado com os políticos, lembrem-se, que só através da atividade política, é que podemos mudar as coisas para melhor ou para pior. Se você não quiser votar em ninguém, tudo bem, porém, estará abrindo espaço para aqueles políticos corruptos e demagogos se elegerem. Por isso, no dia da eleição, faça um esforço, saia de casa e vá votar em ALGUÉM DO BEM e DE BEM. Use o seu título de eleitor e atire contra os políticos corruptos e ficha suja. Vote em gente nova, ficha limpa e vida limpa. Só assim, poderemos começar a mudar a nossa cidade e o nosso país. Viva a nossa sofrida democracia, que foi conquistada com muito sangue, suor e lágrimas. Pense nisso minha gente e vote em alguém!
8ª) NOTA 1: Agradeço os centenas de telefonemas e milhares de mensagens que recebi de solidariedade com relação ao que aconteceu com meu filho EDUARDO GALDINO, que é candidato a vereador pela 1ª vez em João Pessoa e que foi vítima de violência esta semana, quando fazia panfletagem e adesivagem de campanha. Apesar das suspeitas de intimidação política, tudo leva a crer que foi um assalto. Ocorre, que não levaram sua carteira com dinheiro e cartões, apenas, seu celular e material de campanha que estava na mala do carro, o agrediram e com armas nas mãos o ameaçaram.
9ª) NOTA 2: Seja qual for o motivo da violência contra meu filho EDUARDO GALDINO e um amigo seu, quero dizer que a cidade de João Pessoa não tem donos e nem territórios demarcados de vereador algum. A capital paraibana, pertence a todos que nele vive e convive. EDUARDO, é filho dessa cidade e vai continuar com sua campanha política por todos os bairros de João Pessoa e se Deus quiser, será um dos vereadores mais votados nessa eleição. Além disso, EDUARDO GALDINO, não será vereador de prefeito A, B ou C, e sim, vereador de João Pessoa. Obrigado a todos pela solidariedade!
10ª) Na última quinta-feira, me encontrei com um quarteto de primeira qualidade no almoço do Sonho Doce: o senador Zé Maranhão, Antônio de Sousa, Alberto Gomes e Bety (secretária de Maranhão). A conversa foi boa, divertida e demorada. Entre outros assuntos, a política e uma análise da campanha eleitoral em várias cidades do estado, foi o principal prato da ocasião. Maranhão, estava muito a vontade e confiante na vitória do MDB em vários municípios paraibano. Escutar a voz da experiência de um político respeitado e raro em nosso país é muito bom e uma verdadeira aula de ética e formação política, assim é o senador Zé Maranhão, o Mestre de Obras da Paraíba.
ATÉ QUARTA-FEIRA, COM A QUARTA DE FOGO GALDINIANA… Haja coração!
Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino