Opinião

DOMINGUEIRA GALDINIANA: Aristides, Leite, Montenegro e Galdino os benfeitores de Piancó/PB – Por Rui Galdino 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A pedido de vários leitores, internautas e amigos, o galdinista vai trazer sempre aos domingos uma GALDINIANA comentando um pouco da história e a atual situação política de municípios do estado da Paraíba.

DOMINGUEIRA GALDINIANA: Aristides, Leite, Montenegro e Galdino os benfeitores de Piancó/PB – Por Rui Galdino 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A pedido de vários leitores, internautas e amigos, o galdinista vai trazer sempre aos domingos uma GALDINIANA comentando um pouco da história e a atual situação política de municípios do estado da Paraíba. Hoje vamos iniciar pela cidade de Piancó, terra natal de meu pai e berço da família GALDINO.

Se você tiver interesse em divulgar um pouco da história de sua cidade e a atual situação política de seu município, é só entrar em contato com o galdinista pelo e-mail: [email protected]

O município de Piancó que fica localizado no sertão paraibano a cerca de 380 Km da cidade de João Pessoa, foi fundado no ano de 1748 pelo capitão-mor Manoel de Araújo Carvalho, quem primeiro teve fazendas de gado e construiu casas no vale do rio, que depois passou a ser chamada Rio Piancó. E a partir daí tudo começou… Piancó era a capital de todo o famoso Vale do Piancó, formado por 17 importantes distritos, que com o passar do tempo ficaram independentes e hoje são cidades.

Todo o Vale do Piancó é banhado pelo famoso Rio Piancó, que nasce na Serra de Piancó/PB e desemboca próximo à cidade de Macau/RN. Atualmente, existe um projeto para perenizar o Rio Piancó, através da transposição do Rio São Francisco, via Ramal Piancó( assunto esse que falaremos noutra GALDINIANA).

Piancó é uma cidade histórica e foi lá onde aconteceu a famosa chacina perpetrada pela Coluna Prestes, no ano de 1926, contra os moradores da cidade, em que foi vítima o então líder político da época padre Aristides e mais 40 homens que ao lado do padre defenderam a cidade de Piancó e foram todos trucidados e mortos. Episódio triste, covarde e que tem várias versões.

Na cidade existe o antigo casarão onde viveu o padre Aristides e sua família, atualmente, transformado numa Escola de Ensino Médio. Lá também existe o Monumento aos Mártires de Piancó, aqueles que morreram em combate contra a Coluna Prestes(assunto esse que vamos comentar em outra GALDINIANA).

Várias famílias tradicionais ao longo do tempo mantiveram o poder político na cidade e foram seus principais benfeitores. Entre elas podemos citar: A família LEITE, que teve como principal líder político FELIZARDO LEITE e que ainda hoje seus descendentes tem importância política no município, a exemplo do Sr. Edvaldo Leite de Caldas, várias vezes prefeito de Piancó. Outra família muito importante é a família MONTENEGRO, que também tem a família LEITE em suas raízes e tentáculos, cujo grande líder político foi ANTÔNIO MONTENEGRO, prefeito várias vezes, deputado estadual, etc…

É bom destacar também dois grandes prefeitos e líderes políticos que fizeram história em Piancó e que seus descendentes ainda hoje atuam na política do município: ELZIR MATTOS e ANTÔNIO QUINHO. Depois veio a família GALDINO, cujo patriarca foi o Coronel João Galdino da Costa, fazendeiro, coletor federal e pai de 14 filhos, entre eles GIL GALDINO, maior líder político de Piancó na fase contemporânea, prefeito por várias vezes, deputado estadual, irmão do pai do galdinista, pai da ex-prefeita por duas vezes Flávia Galdino e avô do atual prefeito por duas vezes Daniel Galdino, que tem realizado uma boa administração no município e segundo as pesquisas eleitorais recentes deverá eleger sem maiores problemas seu sucessor na pessoa do Sr. Júlio Eduardo, conhecido carinhosamente por Julinho e filiado ao Partido Progressista(PP).

Como disse antes, o avô paterno do galdinista teve uma prole de 14 filhos, todos venceram na vida, uns mais, outros menos. GIL GALDINO, meu querido tio de saudosa memória, sempre foi o grande líder da família e da política de Piancó, hoje comandada por sua filha Flávia e seu neto Daniel. Dos 14 filhos, apenas dois estão vivos graças a Deus, são eles: Rui Galdino, meu pai e juiz aposentado, com 96 anos de idade e gozando de boa saúde e Francisco Galdino, 76 anos de idade, que infelizmente, está enfermo a mais de 2 meses, vítima de um forte AVC e que se encontra numa UTI no Hospital Regional de Piancó.

O galdinista esteve recentemente visitando seu tio Chico na UTI em Piancó e ficou impressionado com a boa receptividade que teve por porte dos funcionários e equipe médica do Hospital, bem como, com a excelente estrutura e organização daquele Hospital. Tudo funcionando muito bem, uma UTI bastante eficiente, hospital limpo e atendendo a muita gente sem distinção. Parabéns a todos que fazem o Hospital Regional de Piancó e a todos que lutaram para sua melhora, organização e eficiência. O Hospital de Piancó é exemplo para toda Paraíba e Brasil. VIVA PIANCÓ!!! Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!  

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba