Desconfio de médicos e advogados que trocam os consultórios e escritórios pelos holofotes. Muitos deles até que prestam um bom serviço à sociedade, é verdade, mas ainda assim eu desconfio. Em suas falas não há espaços pra dúvidas ou incertezas. Eles são os donos da verdade. A soberba ( mesmo que velada) são suas inseparáveis companheiras. Já já uma dessas sumidades vai propor que imediatamente deixemos de comer ovos, pois as galinhas estão à beira da extinção
. Eu, que não sou besta, já estou criando as minhas aqui no quintal.
No Rio, estudei no Colégio São Vicente de Paulo, um colégio de padres da ordem Paulina. Dentre outros preciosos ensinamentos que me foram transmitidos um particularmente me marcou: o de ver tudo com olhar crítico. A idéia é não se deixar levar pelas coisas sem questionamentos.
Desconfiar dos que se dizem donos da verdade. Daqueles que pensam ser os emissários de Deus na terra. Daqueles que apresentam a cura pra todos os males. Desconfio! Desconfio e tento com humildade e a mente aberta encontrar a verdade real sem, contudo, ultrajar aqueles que se contrapõe a mim. Não preciso ofender ninguém. Mas o faço se necessário, em caráter de excepcionalidade, exercitando a retorsão.
Não sou teleguiado, posso mudar meu rumo em pleno voo( pra lá ou pra cá!) sem nenhum problema. “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” Cantava Raul Seixas.
A maleabilidade faz uma tremenda falta ao Brasil dos dias atuais, um país dividido e sequelado por uma disputa política fratricida que vem dilacerando o tecido social com um apetite voraz .
Há algo errado acontecendo. O órgão que por sua natureza precisa de discrição plena é aquele que mais aparece no noticiário; é o grande protagonista da política nacional. Me refiro obviamente ao STF. E o congresso? Que congresso? O caso do STF é apenas um exemplo, há vários outros! Fica pra próxima.
Precisamos de tolerância. De respeito ao outro. De respeito ao pensamento do outro. De mais inteligência e menos burrice. E burrice, infelizmente, é o que não tem faltando. São burros ou inteligentes os que clamam pela volta da ditadura militar? Estes não desconfiam de nada? Ou sou eu que estou desconfiado deles? De uma coisa
eu sei: eles me assustam.
Há dois exércitos que se digladiam a todo instante. O fenômeno das mídias digitais deu armamento pesado a quem antes sequer um estilingue tinha. Todo mundo tá armado. É chumbo trocado pra todo lado. Vejo pessoas que reputo inteligentes propagando cada asneira, que chega a doer no peito.
A propósito, o 8/1 foi golpe ou não foi? Eu estou desconfiado!
Metade do pais quer que Lula se exploda ( obviamente que sendo ele o presidente o país se explodiria junto), a outra metade quer que Bolsonaro mofe na prisão, ninguém pensa no país. Lula, hábil como ele só, certamente vê vantagem em manter a corda esticada, bem esticada, é onde ele cresce e é onde o Brasil padece.
Bolsonaro conseguiu criar um patriotismo inédito no pais, mas seu comportamento errático botou tudo a perder. Quantos hoje deixam de usar a bandeira brasileira com receio de associação à extrema direita?
Aqui na Paraíba, com o endosso da maioria dos deputados estaduais, o governador aumentou a alíquota do ICMS de 18% para 20%. Trata-se de uma medida inaceitável para a atual conjuntura. A cumplicidade dos deputados, ( os representantes do povo?) , gera náuseas e mal estar. Confesso não ter visto reação proporcional ao alvitre. É como se todos estivessem anestesiados, conformados, ou comprados. Não sei! Mas desconfio.
Será que ninguém desconfiou trate-se esse aumento intempestivo de uma ação lesiva ao interesse público? Será que ninguém tá desconfiando de nada? Já eu estou desconfiando de um bocado de coisas, é tudo muito suspeito. Mas por não tratar-se de certezas prefiro me calar, até que o tempo, o caderno de Deus, revele as verdades ocultas.
²⁶ Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
Mateus 10:26
Fonte: Ronaldo Filho
Créditos: Polêmica Paraíba