Depois de ter acompanhado todas as festas de convenções dos partidos na Paraíba, um fato que nos tem chamado atenção é a evolução da candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) que, nos últimos dias, recebeu adesões de importantes lideranças políticas, a exemplo do prefeito de Pedra de Fogo, Manuel Júnior.
Outra prova inconteste de seu crescimento se dá pelo apoio incondicional que tem recebido do ex-presidente Lula e do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Sabemos que toda disputa política é ardorosa, mas é fático entender que no caso específico de Veneziano, ele tem demonstrado muita determinação e vontade de querer vencer o pleito. Por isso reiteramos que é inquestionável que esse crescimento paulatino da candidatura de Veneziano é em face da liderança política do presidente Lula no Estado da Paraíba e do ex-governador Ricardo Coutinho, que juntos detêm uma grande simbiose junto aos paraibanos.
Dentro desse contexto avaliativo é visível que todo o esforço aglutinativo de Veneziano, Ricardo Coutinho, Luciano e Maísa Cartaxo, já dão sinais de uma tendência inequívoca de que a candidatura do ex-cabeludo de Campina Grande começa a criar musculatura política, deslanchar-se e alastrar-se durante o pleito. Inclusive, há forte tendência para que quando comece o horário eleitoral televisivo, e que os eleitores de Lula e de Ricardo Coutinho assistam ambos fazendo apelo para que o eleitor vote também em Veneziano nas urnas, isso pode se transformar em um fator decisivo para levar o candidato do MDB e PT ao segundo turno e torná-lo o grande favorito dessas eleições.
E não podemos esquecer que MDB e PT juntos somam o maior tempo no horário de televisão, o que pode ser bastante decisivo em uma disputa já acirrada entre quatro candidatos, sem falar na militância do Partido dos Trabalhadores que sabemos que sua participação sempre foi muito forte, já que tem um poder de persuasão e de pressão muito significativos.
Para que toda essa estratégia de campanha do MDB e PT possa obter sucesso e alcançarem o segundo turno, eles terão que se confrontar dentro do seu próprio campo ideológico, ou seja, contra toda a política até agora adotada pelo governador João Azevedo; tendo em vista que já que é dado como quase certo que o lado mais centrista ou conservador – leia-se, Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL) – praticamente garantiu uma vaga. Daí o motivo pelo qual vemos a todo instante os petistas e emidebistas tecendo críticas à atual gestão do governador João Azevedo e, principalmente, na sua formatação política, quando afirmam com veemência que o governador João Azevedo antes dizia que não aceitaria bolsonarista em sua chapa e colocou Lucas Ribeiro (Progressistas), partido que dá sustentação política ao presidente Jair Bolsonaro e que já fechou acordo em apoio à sua reeleição.
Por fim, chegamos a uma conclusão de que erraram todos aqueles que pensavam que Venenizano Vital do Rêgo seria apenas um figurante, porém, além de muito articulado, Vené está dando demonstração de que está vindo com tudo para cima de seus adversários e muita força política (Lula e Ricardo), e muito dinheiro do Fundo Eleitoral, o que pode fazer uma enorme diferença na hora de levá-lo para o segundo turno. Caso alcance essa sua primeira meta, dará um grande passo para uma histórica e triunfante vitória.
Não subestimem as estratégias políticas já planejadas e que estão sendo executadas por Veneziano, Ricardo Coutinho e Lula para as eleições na Paraíba este ano, pois “O sábio nunca diz tudo que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”. (Aristóteles). Quem viver, verá!
Fonte: polêmica paraíba
Créditos: Polêmica paraíba