Existem assuntos que a prudência aconselha vc a não tratar, mas se a prudência não tivesse sido permanentemente desrespeitada ao longo da história muito provavelmente estaríamos nos locomovendo em charretes e o homem não teria ido ao espaço. Vou falar sobre intolerância religiosa.
Sou cristão, mas nem por isso acho que o cristianismo é o “dono” de Deus. Todas as religiões que cultuam o amor e a ética têm Deus consigo. O Papa Francisco vem tendo um comportamento exemplar. Ele não apregoa a propriedade do divino, apesar de defender sua fé e crenças. Gilberto Gil, quando ministro, foi perguntado: “Gil, você acredita em Deus?” “Em Deus eu acredito, eu não acredito é nos intermediários,” respondeu nosso gênio da música.
Eu, como Gil, não tenho apreço pelos intermediários, mas tenho apreço e respeito pelos mensageiros. São estes que despidos da exclusividade celestial, pregam, como deve ser, a palavra de Deus. No Brasil as religiões de matriz africana são as que mais sofrem com o desrespeito, o preconceito e a intolerância. O candomblé, religião trazida pelos escravos, cultua os orixás e foi em Salvador-BA, que ela prosperou com todo seu vigor.
A umbanda, por sua vez, é uma religião brasileira, que surgiu em São Gonçalo-RJ e que difere do candomblé pois além dos orixás, cultua um grande número de entidades, a exemplo dos pretos velhos, Zé Pilintras , índios, caboclos, marinheiros, boiadeiros, etc. E o que essas crenças têm em comum com as outras religiões? O amor! É isso! Vc não sabia? É o amor que une a todas.
Veja como é totalmente possível a convivência pacífica e harmoniosa entre os vários credos. A Bíblia ( a palavra de Deus) serve tanto para os católicos, como para os judeus, os espíritas e os evangélicos, além de ter seu lugar no islamismo. Cada uma dessas religiões tem seu próprio Deus, mas se utilizam do mesmo livro sagrado. Por que, então, não nos livramos das amarras da ignorância e nos abraçamos todos em torno de Deus? É isso o que ele espera de cada um nós, amor e união. Deus não é não propriedade privada de ninguém. Ele é imenso, intangível, misericordioso, tolerante. Ele é Amor!
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba