
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Hoje o assunto é política e que terá consequências nas eleições do próximo ano. Pois bem. Vamos comentar fatos sobre o deputado federal Aguinaldo Ribeiro(PP). Filho do guerreiro Enivaldo Ribeiro e de dona Virgínia Veloso Borges, Aguinaldo Ribeiro, é irmão da senadora Daniella Ribeiro, que hoje em Brasília estará se filiando de volta ao PP (Partido Progressista), depois de ter sido recentemente defenestrada do PSD pelo grupo CUNHA LIMA e tio do vice-governador Lucas Ribeiro(PP), jovem inteligente, herdeiro do carisma e empatia de seu avô Enivaldo e até possível governador da Paraíba em breve.
Na verdade Aguinaldo Ribeiro, é o grande comandante do GRUPO RIBEIRO no estado da Paraíba, tudo passa por ele, que depois de ouvir a todos com paciência e maestria DECIDE qualquer questão, por mais complexa que seja, de maneira silenciosa e sem pestanejar. Aguinaldo tem um estilo muito próprio de agir e fazer política. O “homi” em tudo se baseia em pesquisas, cálculos e numerários. Não é de muita conversa, nem arrodeios e sim, de AÇÃO!
É amigo dos amigos. Cumpridor de compromissos. Amante do preto no branco. Deputado com muito prestígio na capital federal, onde já assumiu vários cargos importantes na Câmara dos Deputados, no governo federal e também aqui na Paraíba. Bastante atuante, tem ajudado muito os seus correligionários por todo o estado (vereadores, prefeitos, deputados, demais lideranças e o próprio governo do estado). É pragmático em suas ações políticas, no entanto, tem uma fama de “não ser confiável”, fato esse, que até hoje o galdinista não consegue entender! Será verdade mesmo?
Eleições de 2022 e o cenário político
Nas eleições de 2022, o deputado Aguinaldo, desistiu de ser candidato a senador(fato esse que só o galdinista anunciou com antecedência), e depois, deu uma sinuca de bico e um nó cego, no governador João Azevedo(PSB), indicando seu sobrinho Lucas Ribeiro(PP) para ser o vice-governador na chapa de João. A campanha foi bastante acirrada, porém, João e Lucas venceram. Creio que o apoio do PP, liderado por Aguinaldo, foi o fiel da balança para reeleger João Azevedo, caso contrário, João não seria reeleito.
Outro fato importante nas eleições de 2022, é que até a undécima hora das convenções, a senadora Daniella Ribeiro(então PSD), com apoio total do galdinista via imprensa, se comportava como pré-candidata ao governo do estado e esse fato, incomodava e fazia medo a João Azevedo, assim sendo, Aguinaldo, no seu olhar de águia, na sua expertise política, retirou a pré-candidatura da sua irmã ao governo do estado em troca da indicação do seu sobrinho Lucas Ribeiro, para ser o vice-governador na chapa de João. E João, não teve outra saída, apenas aceitar. E assim foi feito! Com isso, João, mesmo com a caneta na mão, quase perde a sua reeleição para o jovem Pedro Cunha Lima(PSDB na época). Na verdade, João deve a sua reeleição ao PP de Aguinaldo e também aos REPUBLICANOS(assunto para outro artigo GALDINIANO em breve).
A articulação de Aguinaldo Ribeiro e o futuro político
Mais recentemente, o deputado Aguinaldo Ribeiro, mostrou a sua capacidade e articulação de se fazer política, ou seja, AGUINALDO SENDO AGUINALDO! O fato é que pelo andar da carruagem, o PP de Aguinaldo, deverá comandar a Federação entre PP e UNIÃO BRASIL, que já está bem encaminhada a nível nacional, onde Aguinaldo em seu estilo próprio, tem dado uma de desentendido, uma de João sem braço, porém, tem participado efetivamente da formação desta Federação partidária. Um “homi” é um ninja!
Por outro lado, Aguinaldo encurralou o governador João Azevedo de tal maneira, que já colocou em campo o futuro candidato do governo ao governo do estado em 2026. E sabe quem são: Cícero Lucena(PP) e/ou Lucas Ribeiro(PP). É aquela velha história: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”! Ou seja, se João FICAR no governo, o candidato do grupo governista será o prefeito Cícero Lucena(PP), do partido de Aguinaldo. E se João SAIR do governo, Lucas Ribeiro assume, e será candidato a sua própria reeleição, também do PP, partido de Aguinaldo. Deu ou não um nó cego no governador João?
Cícero Lucena e as Eleições de 2026
Pois bem. Respeito as opiniões em contrário, no entanto, o galdinista por diversos motivos continua dizendo que o governador João Azevedo FICARÁ no governo até o final do seu mandato. Não é à toa que Cícero Lucena já está percorrendo todo o estado, visitando políticos, fazendo caminhada em feiras livres, etc… Lucas, também está se articulando como pode, porém, é visível e notório que Cícero está muito mais empolgado visando 2026. O santo “Ciço”, famoso “caboquinho” não dá ponto sem nó!
Hoje, estarão todos em Brasília, olhando um para o outro, sorrisos largos, tapinha nas costas, aperto de mãos, participando da filiação da senadora Daniella Ribeiro, ex-PSD, de volta para o PP. Também articulação de Aguinaldo Ribeiro. O “homi” é pau! Enquanto isso, o governador João, continua em silêncio, sem deixar pistas se vai ou não sair do governo, empurrando com a barriga e deixando os aliados perplexos. O desmantelo vai ser grande em breve dentro do governo. Anotem aí… não brinquem com o filho de Enivaldo e Virgínia, pois, Aguinaldo Ribeiro, é Aguinaldo Ribeiro e quando age, é Aguinaldo sendo Aguinaldo! Até a próxima GALDINIANA, direto do meu esconderijo secreto em Bananeiras. Haja coração!