Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Passada as eleições e já sabendo o resultado com os eleitos e os derrotados em nosso estado, eis que surge a seguinte indagação: “Quem será o líder das oposições na Paraíba”? Bom, antes disso, é preciso também perguntar: “Quem é o atual líder das oposições em nosso estado”? Antes de responder estas duas indagações, é preciso compreender, que líder, não é aquele que vence ou que perde.
Líder, é aquele que escuta, observa, conversa, articula, procura unir o máximo de pessoas ao seu projeto e no final, sopesando o seu pensamento, bem como, a vontade da maioria, DECIDE o caminho que deverá trilhar. O líder, não pode impor a sua vontade e sim, convencer seus liderados a seguir as suas idéias. É preciso entender também, que nem sempre o líder é quem governa e que liderança não tem prazo de validade.
Na Paraíba, o grande líder da situação, é o governador Ricardo Coutinho, que a partir de 2019, estará sem mandato, no entanto, continuará LIDERANDO os situacionistas, que serão governados por João Azevedo, nos próximos quatro anos. Então, João, será o governador, mas o LÍDER político de todo agrupamento governista, continuará sendo Ricardo Coutinho.
E nas oposições, quem será o líder? Atualmente, posso dizer que o atual líder oposicionista, é o senador Cássio Cunha Lima, mesmo tendo sido derrotado na última eleição. E Cássio, mesmo sem mandato a partir de 2019, continuará sendo o líder das oposições, até que um outro surja e assuma o seu lugar. Mandatos eletivos tem prazo de validade, porém, liderança, o prazo é o tempo e as circunstâncias.
Se o tempo da liderança política de Cássio, está chegando ao seu final, alguém, na oposição terá que assumir este papel em breve na Paraíba. Porém, quem? José Maranhão? Luciano Cartaxo? Daniela Ribeiro? Julian Lemos? Romero Rodrigues? Lucélio Cartaxo? Ou Cássio, mesmo desgastado politicamente e sem mandato, vai continuar sendo o líder das oposições?
Enquanto no governo já se sabe que o líder continuará sendo Ricardo Coutinho, nas oposições ainda não se definiu absolutamente nada. E isso, é um grande erro do ponto de vista da estratégia política, pois, com divisões de lideranças, cada um pensando em si, politicamente, ninguém chega a lugar nenhum. Após passada a ressaca da derrota nas urnas, já é hora das oposições definirem o seu líder, caso contrário, vão continuar errando nas estratégias políticas e nos embates eleitorais.
Afinal, quem será o líder das oposições na Paraíba?
Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino