Nada mais justo do que iniciar o texto de hoje parafraseando um dos maiores filósofos de nossa história: Platão, que foi responsável por uma das frases mais célebres sobre a política, quando disse que “ Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.
Porém há de se compreender que a política é, acima de tudo, a arte de promover o bem comum, isso na acepção das palavras, embora alguns protagonistas usem-na para se autopromover ou mesmo locupletar-se.
O que mais nos empolga na política é o seu dinamismo, já que não é uma ciência exata, diferente da matemática, aqui tudo pode acontecer. E é dentro desse contexto que refletimos sobre os últimos fatos que vêm acontecendo na terra em que nasceu o grande escritor Ariano Suassuna, que também era filho de político, João Suassuna, deputado federal e depois governador do Estado.
Todos nós vimos acompanhando uma evolução considerável da pré-candidatura de Adriano César Galdino de Araújo (Republicanos) ao governo da Paraíba, inclusive, em nossa análise temos dado bastante ênfase ao posicionamento do parlamentar pocinhense.
Mas, como diz a Terceira Lei de Newton, “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”, e agindo de forma contrária, o grupo Ribeiro tratou de colocar o vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) de volta a uma intensa presença junto às agendas do governador João Azevedo (PSB), e ter uma participação mais ativa na imprensa paraibana, além de marcar posição nas redes sociais da Paraíba de forma mais intensa, pois sabe-se que o tempo urge e que esse é o momento de várias definições.
Vale dizer que essa ousadia do vice-governador Lucas Ribeiro é mais do que peculiar, tendo em vista que há uma forte movimentação nacional de que o presidente Lula deseja eleger o maior número possível de senadores da República em 2026, e o governador João Azevedo é um dos que ele, Lula, já põe na sua cota como um dos prováveis eleitos, o que fortalece ainda mais a possibilidade de que o vice-governador Lucas Ribeiro possa assumir o governo da Paraíba e ainda disputar a reeleição.
Outro ponto a ser considerado, entre todas essas movimentações, é a de que a senadora Daniella Ribeiro (PSD), já deve ter recebido o aval do próprio governador João Azevedo, mesmo que ainda de forma silenciosa, de que Lucas será o candidato do grupo do governo no próximo ano, pois se não existisse essa afirmação, Daniella já estaria com um volume de articulação de sua reeleição bem maior, já que todos sabem o poder de aglutinação que os Ribeiros possuem em várias regiões do Estado, especificamente em Campina Grande, onde João Azevedo já deve estar costurando um acordo com os Ribeiros e toda a oposição municipal para trabalharem para sua eleição ao Senado Federal.
Em política não existe nenhum tolo, e aliás, a candidatura de Lucas é também um prêmio ao seu comportamento, tendo em vista ser um jovem, como diz o seu avô e ex-deputado Enivaldo Ribeiro, “Sem rejeição”, pois trata-se de uma pessoa agregadora e que tem tido um bom relacionamento com o governador João Azevedo, além de vir cumprindo ipsis litteris todos os atos constitucionais durante a ausência do governador João Azevedo.
Diante disso, vemos que até agora, do lado governista tudo caminha muito bem, inclusive, até o próprio deputado Hugo Motta (Republicanos), durante a festa das grandes lideranças políticas, provida pelo deputado Mersinho Lucena (Progressistas), disse que o grupo deve permanecer unido em busca de mais uma vitória. Essa declaração foi dada ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro.
A propósito, é bom lembrar que com a possível candidatura de Lucas Ribeiro e João Azevedo ainda restam para negociar a vaga de vice-governador, uma de senador e os suplentes de senador, ou seja, como diz o grande escritor mineiro Fernando Sabino “No fim tudo vai dar certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”.
Não resta dúvidas de que ao permanecer unidos, o grupo do governador João Azevedo deverá ter uma vitória triunfante nas próximas eleições, pois além de estar realizando muito pela Paraíba, conta com um aglomerado de partidos, os quais possuem a grande maioria dos protagonistas da política do Estado e ainda conta com o apoio integral do presidente Lula.
Quem viver, verá!
Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba