12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a Virgem Negra - Por Sérgio Botelho

Há duas explicações mais correntes sobre o fato de a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ser negra: escurecimento da imagem original pela ação de velas ou o tempo em que passou debaixo d’água até ser encontrada por pescadores.

Seja lá o que tenha sido, o resultado — para muitos católicos, ação da Providência Divina — acabou sendo mesmo providente para o Brasil, uma terra miscigenada, onde o negro tem papel vital e representa, junto com os pardos, a maioria da sua população.
Há outras Virgens Morenas, a exemplo de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e Nossa Senhora de Montserrat, na Espanha. O Brasil, portanto, também venera a sua imagem morena. E hoje, é dia dela, 12 de outubro.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida começou em 1717, quando três pescadores, no rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo, encontraram a imagem da Virgem negra nas águas do rio. Após o achado, milagres começaram a ser atribuídos à santa, o que rapidamente aumentou a sua fama.

A imagem foi identificada como sendo de Nossa Senhora da Conceição, mas devido à forma como foi encontrada — “aparecida” nas águas —, ela se tornou conhecida como Nossa Senhora Aparecida. Terminou na construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo, que se tornou o maior santuário mariano do mundo.

Hoje também se comemora o Dia das Crianças no Brasil. A data foi oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4.867. Mas a comemoração só se popularizou na década de 1950, graças a uma campanha de marketing de duas grandes empresas que buscavam aumentar as vendas de seus produtos infantis. Mundialmente, o Dia das Crianças é comemorado em 20 de novembro, data estabelecida pela ONU.

Neste 12 de outubro, assim como ocorre todos os anos, milhões de fiéis devem fazer peregrinações ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, para prestar homenagens e agradecer por bênçãos e milagres atribuídos à intercessão da santa.

Além de sua importância religiosa, a padroeira do Brasil tem forte papel cultural e simbólico no país.

Sérgio Botelho

Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.