Um cachorro morreu após ter sido abandonado, com uma lesão na boca, em um tonel de lixo, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, neste domingo (13). O animal foi socorrido por moradores e levado para uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta segunda-feira (14).
De acordo com Danúbia Andrade, moradora de um prédio na rua em que o cachorro foi encontrado, ela e sua família estavam saindo para almoçar no domingo quando viram que uma caixa estava tampando a lixeira do prédio. Ela contou que, ao retirar a caixa, seu marido encontrou o animal sujo e machucado.
As câmeras de segurança do prédio flagraram o momento em que o homem chega de carro, tira do porta-mala uma caixa com o cachorro dentro e, em seguida, joga o animal dentro do tonel. Depois, ele coloca outras caixas por cima e vai embora, no carro.
Ela explicou que seu esposo é síndico do prédio e por isso foi ajeitar o tonel de lixo. “Levamos o cachorro para casa da minha mãe para dar banho, achamos que ele só estava sujo. Ele estava muito machucado na boca e não tinha por completo a língua”, afirmou.
Com isso, foi feita uma mobilização nas redes sociais para tentar solucionar a situação. Lyndemarques Oliveira é veterinário e dono de uma clínica na região em que o cão foi encontrado e, por isso, foi procurado para prestar a assistência necessária.
O profissional relatou que o cachorro não apresentava sinais de tortura, mas que tinha uma ferida na boca, que estava infeccionada. “Quando o animal chegou para mim, chegou em estado de choque, com uma infecção muito grande. Não tinha pancada, não tinha hematoma, tinha essa lesão na boca que é causada pelos bichos que pousam em uma ferida”, disse.
O médico veterinário explicou que o quadro do cão era considerado grave. “Essa pessoa, que eu nem acredito que seja gente, jogou esse animal no lixo e tampou com uma caixa pesada para o animal não conseguir sair. Ele estava com ‘tapurus’ na boca, que já tinham se alimentado de toda musculatura na boca dele, e acredito que com um quadro de desnutrição, já que com a boca desse jeito dificilmente estava se alimentando”, frisou.
Além disso, Lyndemarques Oliveira, que prestou o atendimento sem cobrar os custos, também ressaltou que o animal recebeu vários tratamentos. “Ele chegou com vida na clínica, foram feitos todos os primeiros socorros, foi colocado na terapia, no soro, remédio para dor, antibiótico, anti-inflamatório. Não apresentou nenhuma melhora e foi a óbito mais ou menos às 15h30 da tarde de hoje”, afirmou.
O profissional ainda informou que, com a divulgação do caso, algumas pessoas se identificaram como donas do animal. Segundo Danúbia Andrade, há uma mobilização para encontrar o homem que abandonou o cachorro.
Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB