Dezenas de taxistas e motoristas que prestam serviços de condução particular pelo aplicativo Uber entraram em confronto generalizado na noite desta sexta-feira (9) no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Não há registro de pessoas com ferimentos graves.
A cena de violência foi filmada por uma pessoa que estava no local e compartilhada em redes sociais. Vários taxistas, que aparecem nas imagens uniformizados, trocam socos e chutes com os motoristas credenciados pelo Uber.
Policiais militares chegaram ao local minutos depois e controlaram o tumulto. Em seguida, motoristas das duas categorias trocam insultos e palavrões.
O aeroporto de Fortaleza é um ponto onde há constantes conflitos entre categorias que prestam serviços de condução particular. Os taxistas defendem que apenas eles têm autorização para pegar passageiros no local; os condutores de Uber alegam que funcionam de forma regular, com base em uma decisão liminar que autoriza a prestação de serviços por aplicativos como o Uber.
Repúdio à violência
O presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará, Vicente de Paula, afirmou que ainda não avaliou o caso, mas afirma que “repudia qualquer forma de violência”.
A empresa Uber afirmou que com as informações fornecidas no vídeo não teria como confirmar se as pessoas agredidas têm relação com o aplicativo. Colocou ainda que considera inaceitável o uso de violência e reforçou que qualquer conflito deve ser administrado pelo debate de ideias entre todas as partes.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que coordena os serviços de trânsito na capital cearense, foi procurada pelo G1, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.
Fonte: G1
Créditos: G1