CRIME

Segurança é vítima de racismo em shopping de luxo: "Seu preto fodido"

Emanuel dos Santos Henrique foi vítima de racismo, na tarde do último domingo, (11), ao tentar conter uma cliente exaltada dentro de um shopping de luxo localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

A mulher aparece em um vídeo, que foi registrado por pessoas que estavam no local, proferindo ofensas contra o funcionário nos corredores do Shopping Metropolitano.

Além de xingá-lo de “filho da puta” e “vagabundo”, a cliente diz, ainda, em determinado momento: “Seu preto fodido”. Outros consumidores que estavam no shopping reagiram ao racismo da mulher e a xingaram de volta.

Tudo começou depois que ela agrediu verbalmente os funcionários de uma loja de bijuterias. Os colaboradores são descendentes de japoneses e a cliente passou a dizer que eles teriam vindo para o Brasil para matar a família dela.

A mulher esbravejou, ainda, que eles teriam pego seus documentos e não queriam devolver. Diante da continuidade dos insultos, a gerência da loja optou por acionar a segurança.

Assim que Emanuel se aproximou e tentou acalmá-la, a cliente ficou ainda mais nervosa e não poupou palavras e ameaças. Ela chegou a empurrá-lo.

Veja o vídeo abaixo:

Laudo psiquiátrico
Após o ocorrido, um senhor que se apresentou como pai da mulher surgiu no shopping com um laudo psiquiátrico, no qual consta a informação de que ela teria esquizofrenia.

Em nota, o shopping lamentou o ocorrido e se colocou à disposição para prestar todo o apoio necessário ao segurança e aos funcionários da loja, além de contribuir com a investigação.

Ao saber do transtorno mental da mulher, Emanuel teria se sentido empático e optou por não chamar a polícia. A essa altura, no entanto, a própria loja já havia acionado a Polícia Militar.

Após ponderar sobre o caso, ele decidiu registrar a ocorrência e esteve na delegacia nesta terça-feira (13).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Metrópoles