A Polícia Civil investiga um ex-pastor de igreja evangélica, localizada na Zona Norte do Recife, suspeito de estuprar oito mulheres. De acordo com as investigações, pelo menos quatro líderes religiosos já prestaram depoimento contra ele. A reportagem da TV Jornal entrevistou duas vítimas e ambas contaram que o homem usava técnicas de manipulação psicológica e a posição de pastor para cometar os estupros.
Uma das vítimas relatou que estava passando por problemas no casamento e o pastor falou traumas sexuais a impediam de viver bem e só ele poderia ajudá-la. O ato criminoso acontecia dentro do gabinete pastoral. A outra vítima revelou que foi abusada há 13 anos, mas a igreja não acreditou nela.
O caso esta sendo investigado desde janeiro pela Delegacia da Mulher. De acordo com a delegada, alguns abusos teriam sido cometidos há mais de 18 anos. Ainda segundo a polícia, o pastor renunciou ao pastorado, está afastado do exercício da profissão e teve a inscrição no Conselho Regional de Psicologia suspensa. A delegada também contou que a igreja vem dando suporte às vítimas do caso.
Nota de resposta
Segundo a delegada, os inquéritos dos crimes não-prescritos foram concluídos e remetidos à justiça. Isso, porque o acusado foi intimado a prestar depoimento por duas vezes e nas duas ocasiões pediu adiamento, alegando problemas psiquiátricos. A produção da TV Jornal também procurou o pastor, por meio de telefone, mas ele não deu respostas às ligações.
Também foi procurada a ordem dos pastores da Igreja Batista de Pernambuco. A ordem disse apenas que vai se pronunciar, em breve, sobre o caso.