O homem suspeito de planejar a morte do prefeito de Piancó, Daniel Galdino, e da ex-prefeita Flávia Galdino, é o pai de uma ex-vereadora, que não teve o nome revelado, cassada pela Justiça Eleitoral por fraudes à cota de gênero através da apresentação de ‘candidata laranja’. Ele foi preso hoje durante a Operação Ponto Final.
Ao portal MaisPB, o delegado Cristiano Jaques, responsável pelas investigações revelou que o acusado já tinha mandado matar um empresário que emprestava dinheiro a juros em 2020. À época, o crime foi cometido, de acordo com a Polícia, para que não fosse necessário o pagamento do valor do empréstimo.
Desta vez, o crime, segundo a investigação, teria como centro a disputa de poder político, já que o grupo do prefeito Daniel Galdino conseguiu junto à Justiça Eleitoral cassar o mandato da parlamentar.
Ainda segundo o delegado, o pistoleiro preso na operação Ponto Final encomendou a morte do atual prefeito de Piancó, Daniel Galdino de Araujo Pereira, e a ex-prefeita, Flávia Serra Galdino, pelo valor de R$300 mil reais.
Os investigadores tiveram que adiantar a operação já que foi encontrado o plano de execução imediata do gestor. Além do mandante, que não teve o nome divulgado, outras cinco pessoas foram presas durante a Operação Ponto Final.
Cassação em Piancó
Em dezembro de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou, de forma unânime, as candidaturas dos vereadores e suplentes do Democratas de Piancó.
Na decisão, a Corte determinou a anulação dos votos atribuídos ao partido e a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário, aplicando aos investigados Cícero Fábio da Silva e Karla Zenaide Azevedo Brasilino, a sanção de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição de 2020.
O caso
Uma ação conjunta da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco), deflagrada nesta quinta-feira (20), no município de Piancó, desarticulou uma organização criminosa que era responsável pela execução de pessoas e que tinha o objetivo de assassinar o atual prefeito do municipal, Daniel Galdino.
Denominada de “Ponto Final”, a operação contou com a participação da Polícia Militar e teve que ser antecipada para evitar a execução do atual prefeito e de sua mãe, Flávia Galdino, ex-prefeita da cidade.
Participaram da operação mais de 100 policias das Forças de Segurança, que se dividiram no cumprimento dos mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Piancó nas áreas objeto de repressão.
O trabalho policial foi coordenado pelo superintendente da 3ª SRPC, o delegado Cristiano Jacques, e contou com a atuação do delegado Paulo Enio. Até a publicação da reportagem, 06 pessoas haviam sido presas.
A investigação apurava a execução de Geraldo Erima Leite, que foi assassinado em 17 de julho de 2020 por dois pistoleiros a mando da mesma pessoa que planejava matar o atual prefeito e uma ex-prefeita de Piancó.
De acordo com a Polícia Civil, outras pessoas estão sendo investigadas por possíveis ligações com o grupo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba