
A Polícia Federal (PF), através da Delegacia de Campina Grande, deflagrou nesta quarta-feira (1º), a Operação ‘Pitillo’, para cumprir 11 mandados de busca e apreensão na Paraíba, Pernambuco e Ceará.
Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Monteiro-PB e estão sendo cumpridos em Campina Grande e Monteiro na Paraíba, Arcoverde em Pernambuco e Fortaleza no Ceará.
A ação policial conta com 48 policiais, sendo 40 policiais federais e oito policiais rodoviários federais. Além dos mandados, 11 contas bancárias foram bloqueadas.
A operação investiga supostos crimes de contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro, praticados por um grupo que tem atuação no Nordeste. O nome da operação, “pitillo”, significa cigarro em espanhol.
Os trabalhos investigativos foram iniciados há 15 meses. Nesse período, os investigadores identificaram diversos suspeitos de contrabandear cigarros na Paraíba e Pernambuco, além de um esquema financeiro no Ceará para movimentar recursos obtidos pela prática criminosa em diversas cidades nordestinas.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e lavagem de dinheiro.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba