Uma mulher atacou funcionários de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Magé, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A suspeita agrediu ao menos três pessoas, sendo duas delas negras, e proferiu ofensas racistas aos servidores. O caso foi filmado e é investigado pela Polícia Civil.
O caso aconteceu no domingo, 11, mas só repercutiu nesta terça, 13. Nas imagens obtidas pelo Terra, é possível ver a mulher sendo contida por um segurança e levada em direção à porta da unidade. Nesse momento, ela diz: “Pega a banana, macaco”. Em seguida, ela aparece agredindo uma das funcionárias, que é negra, com tapas e empurrões.
Ao ser empurrada pela colaboradora da unidade, ela joga alguns equipamentos no chão e derruba mesas. Outro funcionário também é empurrado, e tenta conter a mulher. Em outra imagem, a agressora bate em um homem negro e o derruba no chão.
Em nota ao Terra, a Polícia Militar informou que foi acionada para atender ao caso, e os agentes encontraram a mulher bastante alterada. Ela também tentou agredir os policiais, que precisaram imobilizá-la.
A agressoa foi encaminhada para à 66ª DP, onde o caso foi registrado, inicialmente, como dano ao patrimônio. Segundo a Polícia Civil, no entanto, um inquérito foi instaurado para apurar o crime de injúria racial, devido às imagens registradas na UPA. Funcionários do local e testemunhas serão chamados para prestar depoimento.
A reportagem também pediu informações para a Prefeitura de Magé, mas até o momento não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
Fonte: Polêmica Paraíba com Terra
Créditos: Polêmica Paraíba