O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o mafioso italiano Rocco Morabito no sistema penitenciário federal do Brasil. O criminoso foi preso dentro de um hotel de João Pessoa, no último dia 24, em uma mega-operação que contou com a ajuda de polícias de vários países além da Policia Federal da Paraíba. O simpático estrangeiro era conhecido como “mão aberta” e sorridente no local onde estava hospedado.
A decisão de manter Morabito, o “Rei da cocaína”, no Brasil, foi da ministra Cármen Lúcia. Ela negou o recurso da defesa do italiano e decidiu que ele ficará detido por três anos no complexo de segurança máxima.
De acordo com o documento publicado nesta terça-feira (1º), o período de permanência de Rocco Morabito no sistema penitenciário federal brasileiro pode ser renovado ou modificado.
O documento assinado por Cármen Lúcia no fim de maio, também determina que o caso não ficará em segredo de justiça, a ministra justificou a decisão e alegou que a defesa de Rocco “não comprovou qualquer de suas alegações, tampouco eventual exposição extraordinária da intimidade do extraditando a justificar a restrição do acesso público”.
Foragido
Morabito é procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017 ele foi preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros. Rocco é considerado um dos 10 traficantes mais perigosos da máfia italiana.
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: POLÊMICA PARAÍBA