violência brutal

IMAGENS FORTES: Vídeo mostra homem sendo agredido por PM com tapa na cabeça e chute no corpo - ASSISTA

Polícia Militar afastou policiais envolvidos na ação e abriu um inquérito para apurar a conduta dos agentes pelas agressões. Caso de violência policial ocorreu na madrugada de quinta-feira (9)

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um homem sendo agredido com tapa e chute por um policial militar durante abordagem no Jardim Brasil, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada desta quinta-feira (9). Os agentes foram afastados preventivamente pela Polícia Militar (PM).

Nas imagens, gravadas por uma testemunha, é possível ver o momento em que um dos policiais se aproxima da vítima, que está usando moletom preto, e dá um tapa na cabeça dele, quando ele estava pegando o documento com o outro agente. Em seguida, o PM agressor diz para a vítima: “Sai andando aí que você não sabe trocar ideia.”

O segundo agente chega a apontar a arma para o homem. Logo em seguida, o mesmo PM que já tinha agredido o homem diz para ele “então vai, pega sua bicicleta antes que eu te quebre na emenda”. Depois, chuta o corpo do rapaz quando ele se abaixava para pegar a bike. A imagem não mostra exatamente onde ele foi atingido. A gravação termina com o homem caído no chão, aparentemente desmaiado. Os motivos da abordagem são desconhecidos.
Os dois agentes que participavam da ação fazem parte do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM-M). Em nota, o Comando da PM informou que determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e abriu um inquérito para a apuração dos fatos e da conduta dos agentes. Eles poderão ser punidos com advertência, suspensão ou expulsão da corporação pelas agressões.

Ouvidoria da Polícia

O ouvidor das Polícias do estado, Elizeu Soares Lopes, afirmou que irá pedir para a Corregedoria da PM apurar a conduta dos agentes.

“As cenas são terríveis, não são dignas para membro da corporação Polícia Militar. A sociedade e o estado democrático e de direito não comportam atitudes como essa”, disse Elizeu. “O recado tem ser claro: A atividade policial deve ser restrita a legalidade, em hipótese alguma tolera-se justiçamento”.

Nota da PM

“O Comando do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, assim que tomou conhecimento das imagens da abordagem de uma de suas equipes, no último dia 09/12, determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e a instauração de um inquérito policial militar para a rigorosa apuração dos fatos. A Polícia Militar repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes”, informa a nota divulgada pela PM à imprensa.

Jovem algemado na moto de PM

Outro caso de violência policial ocorreu no dia 30 de novembro, quando um jovem algemado de 18 anos foi algemado e puxado por uma moto pilotada por um agente da Polícia Militar (PM). A cena ocorreu ocorreu na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, e foi gravada por vídeo por uma testemunha. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais e viralizaram na internet.

Segundo a defesa do jovem, ele foi arrastado por aproximadamente 300 metros de distância.

O policial militar que aparece nas imagens foi afastado preventivamente do trabalho operacional nas ruas pela Polícia Militar, que abriu um inquérito na Corregedoria da corporação para apurar a conduta do agente. Ele também pode ser advertido, suspenso e até expulso.
O PM ainda pode responder por crimes de tortura, racismo e abuso de autoridade, segundo um especialista em direitos humanos ouvido pelo g1. O jovem é negro.

https://twitter.com/andrecaramante/status/1468986039159111697?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1468986039159111697%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Frevistaforum.com.br%2Fbrasil%2Fvideo-pm-chuta-rosto-homem-apos-aborda-zona-norte-sp%2F

Fonte: G1
Créditos: G1