Durante as festas juninas do mês de junho cerca de 42 homens foram presos acusados de importunar mulheres durante as festividades. Além das prisões, 47 medidas protetivas também foram concedidas. A ação é fruto da campanha de conscientização e combate à importunação sexual “Não é não, também no São João”, que divulgou nesta quarta-feira (3) o pré-levantamento de prisões registradas em João Pessoa e Campina Grande.
Segundo a promotora Caroline Franca, de janeiro a maio de 2019, foram contabilizados dois mil inquéritos só na Região Metropolitana de João Pessoa e em Campina Grande.
A campanha é uma iniciativa da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, integrante do Tribunal de Justiça da Paraíba, e continua em Campina Grande até 7 de julho, com o final do São João 2019.
A Importunação sexual é considerada crime desde 2018, após a Lei Federal nº 13.718/18 que criminaliza situações como contato físico sem consentimento em locais como transporte público e festas.
Fonte: Secom
Créditos: Secom