é golpe

ALERTA! Golpe simula atendimento do Itaú e usa até dados reais da conta bancária

Clientes do Itaú relatam uma nova modalidade de golpe do Pix em dados confidenciais de movimentações bancárias do cliente e até músicas características do atendimento do banco são tocadas para enganar as vítimas. As intenções não são claras, mas há suspeita de que seria uma tentativa de acessar suas contas bancárias.

Uma usuária relatou o ocorrido com detalhes em sua conta no Twitter na terça-feira (7). A primeira postagem do caso já tem mais de 44 mil curtidas.

O novo golpe segue um roteiro conhecido, mas com detalhes mais refinados. Ele possivelmente explora um vazamento de informações que ainda não foi explicado pelo banco.

A vítima recebe uma ligação em seu aparelho pessoal de uma pessoa se passando por um funcionário do Itaú. O criminoso alega que a vítima teve sua conta invadida, e que a ligação se tratava de um protocolo de segurança.

Para dar um ar de veracidade, o criminoso cita informações confidenciais do cliente que, teoricamente, só o banco teria acesso, como extratos e últimas movimentações. Segundo as vítimas, aspectos do atendimento original do Itaú, como a música tocada na espera da ligação, são imitados de maneira fidedigna.

O golpista por fim diz ao dono da conta que alguns depósitos irregulares foram identificados e, para que o banco possa rastrear a transação, a vítima deveria fazer, novamente, o mesmo depósito, o que supostamente duplicaria a movimentação e consequentemente liberaria o cancelamento por parte do banco.

Essa é a parte em que algumas das vítimas percebem que podem estar sendo vítimas de um golpe. Em alguns casos, os criminosos pedem para que a transferência seja realizada por meio de chaves Pix desconhecidas.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra