Na manhã desta quinta-feira(21) as Polícias Civil e Militar realizaram uma ação para desbaratar uma plantação de maconha no Bairro do Ipês na Zona Norte da Capital. A ação que contou com a presença do helicóptero Acauã para o levantamento de informações acerca da pretensa plantação e sua correta localização nasceu de uma denúncia realizada por moradores do bairro.
A denúncia procedia, mas ao contrário do pensado inicialmente pelos moradores e pela polícia, a plantação com pés da planta cannabis sativa não era feita visando o tráfico de drogas, mas o seu uso para fins medicamentosos através de tratamentos em que se utiliza o canabidiol (CBD) medicinal.
O local em que as plantas encontravam-se era a Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança (ABRACE), uma associação sem fins lucrativos que apoia pessoas que necessitam fazer uso de tratamentos com CBD e realizar pesquisas sobre o potencial medicinal da substância.
O portal Polêmica Paraíba entrou em contato com a Abrace e segundo informações fornecidas pelo responsável jurídico da associação, Yvson Vasconcelos, após a apresentação da documentação que garante a associação o direito de exercer suas atividades a Polícia deixou o local.
O Capitão Sena, responsável pela ação, disse que houve uma denúncia de uma plantação de maconha em uma casa: “Quando tem plantação é tráfico de entorpecentes, o que justifica uma averiguação”. O Capitão também explica que o apoio aéreo, o Acauã, foi utilizado para verificação: “Foi constatada o cultivo de cannabis, mas a casa não havia nenhuma identificação externa de que seria a Abrace. Fizemos uma averiguação e falamos com os responsáveis. Foi tudo esclarecido, foram apresentadas as documentações”.
https://www.polemicaparaiba.com.br/brasil/california-brasileira-paraiba-e-destaque-nacional-por-plantio-de-maconha-para-uso-medicinal/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba