"apoiadora das manifestações"

Youtuber cubana é detida durante entrevista ao vivo e causa tensão no país - VEJA VÍDEO

Durante uma entrevista ao vivo para o programa Todo És Mentira, da emissora Cuatro, da Espanha, nesta terça (13/7), a influenciadora digital e youtuber cubana Dina Stars, uma importante apoiadora das manifestações que ocorrem no país, precisou sair da cena porque autoridades policiais de Cuba chegaram até a casa dela para levá-la para interrogatório.

No vídeo que foi publicado no Twitter pelo perfil do canal Cuatro, dá para ver que a jovem cubana fica nervosa e faz um gesto para a câmera, como se pedisse para aguardarem, pois ela estava sem som na videochamada. “Dina, você quer falar alguma coisa?”, pergunta a apresentadora Marta Flich. “A segurança do estado está aqui”, responde a digital influencer, que mora na capital Havana, apontando para a porta de sua casa.

A videochamada que estava sendo exibida pelo canal espanhol contou também com a participação do músico cubano Yotuel, autor da cação Patria y Vida, que se tornou o hino das manifestações.

Assim que Dina Stars saiu de cena, outra jovem, que aparentava nervosismo, agarrou o computador e o levou até a sala de estar. “Não podemos gravar agora”, diz ela na gravação.

Marta Flinch pergunta então se poderia aproximar a câmera da porta da sala para tentar capturar a conversa da digital influencer com as autoridades cubanas que esperavam do lado de fora –  embora o conteúdo não fosse audível.

Pouco depois, Dina Stars retorna à frente da câmera e manda uma triste mensagem: “Estou ao vivo e considero o governo responsável por tudo que possa me acontecer. Eles estão me obrigando a ir com eles”.

“Eles vão te deter?”, pergunta a apresentadora do canal Cuatro. “Não sei, me mandaram acompanhá-los”, responde a youtuber, antes de desligar a videochamada.

Tensões em Cuba
 

Com o aumento das prisões de ativistas e jornalistas na ilha após o protesto histórico do último domingo (11/7), um clima de forte tensão paira sobre Cuba, que é comandada por Miguel Díaz-Canel, secretário-geral do partido comunista cubano.

Pouco antes da entrevista à emissora da Espanha, Dina Stars publicou nesta terça (13/7) uma mensagem em seu perfil no Twitter: “O pessoal do Minint [Ministério do Interior] acabou de me telefonar. Me falaram para ‘encontrar’ com eles. Eu disse que não. Disseram que iam retornar com uma intimação. Assim que a convocação chegar até mim, irei comparecer com minha cabeça erguida. Não tenho nada a esconder. Manterei vocês informados”.

Ainda na manhã de hoje, a renomada ativista e blogueira cubana Yoani Sánchez denunciou no Twitter que “as casas de ativistas e jornalistas independentes estão sob operação policial”. “Vários repórteres estão desaparecidos e outros nas delegacias. A imprensa virou um alvo para impedir que relatem o que está acontecendo. Mas continuaremos #SOSCuba #11JCuba #CorredorHumanitario”, diz ela na rede social, apesar do bloqueio à internet que prevalece na ilha – o acesso às redes sociais só é possível por dados móveis.

 

 

Fonte: trendsbr.com.br
Créditos: Polêmica Paraíba