DESCOBERTA CIENTISTAS

Vida em Vênus? Cientistas encontram molécula que pode indicar vida extraterrestre microbiana

Um grupo de astrônomos anunciou nesta segunda (14), a presença de um gás na atmosfera de Vênus. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy - um periódico britânico científico, especializado em artigos científicos. 

Um grupo de astrônomos anunciou nesta segunda (14) a presença de um gás na atmosfera de Vênus que pode indicar presença de vida no planeta. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy – um periódico britânico científico, especializado em artigos científicos.

De acordo com a publicação, Vênus apresenta o gás fosfina (PH 3 ) em sua atmosfera, também encontrado na atmosfera terrestre. O PH 3 pode originar-se de forma industrial ou através dos micróbios. Segundo os cientistas, a presença desse gás no planeta vizinho ainda é inexplicável. Mesmo não conseguindo encontrar a fonte de criação do gás, os cientistas acreditam na possibilidade de vida no planeta.

Planeta Vênus

Para confirmar a descoberta da presença do gás, a equipe de pesquisadores usou as 45 antenas do telescópio Alma, no Chile, equipamento com alta sensibilidade. De acordo com o estudo, a fosfina foi identificada dentro das nuvens, que são altamente ácidas,  o que torna tudo ainda mais curioso e surpreendente, já que esse gás não deveria resistir a essas condições. Normalmente ele já teria sofrido oxidação, diz a pesquisa.

Para os pesquisadores, é um desafio o estudo dessas atmosferas. “Recentemente, foi proposto que qualquer fosfina (PH 3 ) detectada na atmosfera de um planeta rochoso é um sinal de vida promissor. O traço PH 3 na atmosfera da Terra (de abundância global) está exclusivamente associado à atividade antropogênica ou presença microbiana – a vida produz esse gás altamente redutor, mesmo em um ambiente geral de oxidação.”

Depois da descoberta, os cientistas esperam que Vênus entre na rota de missões e viagens ao espaço!

 

Fonte: Nature Astronomy
Créditos: Polêmica Paraíba