violência

VEJA VÍDEO: Policial mata a tiros ciclista que estava sem lanterna traseira

Imagens divulgadas recentemente mostram o momento em que um policial americano atira e mata um homem durante sua fuga em Utah, nos Estados Unidos

Imagens divulgadas recentemente mostram o momento em que um policial americano atira e mata um homem durante sua fuga em Utah, nos Estados Unidos. O vídeo está circulando nas redes sociais. A ação policial vem recebendo críticas. Alguns internautas acusam os agentes de racismo pela “execução brutal”.

De acordo com promotores de Salt Lake City, Patrick Harmon, de 50 anos, foi abordado pelo policial Kris Smith por conduzir uma bicicleta sem uma lanterna traseira de luz vermelha. Smith alegou que pretendia “discutir a situação” com o ciclista.

Harmon tentou fugir enquanto os agentes tentavam prendê-lo. Os envolvidos em sua morte não receberam acusações, tampouco o policial Clinton Fox, que ameaçou fazer os disparos antes de atirar três vezes nas costas de Harmon.

As imagens são fortes:

https://twitter.com/loverichpablo/status/916121025171116034?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fextra.globo.com%2Fnoticias%2Fmundo%2Fpolicial-mata-tiros-ciclista-que-estava-sem-lanterna-traseira-nos-eua-video-revolta-web-21915954.html

“Eles simplesmente o mataram cruelmente”, disse Alisha Shaw, sobrinha da vítima, ao jornal “The Guardian”, nesta quinta-feira, após assistir às imagens gravadas por uma câmera acoplada ao policial. “Eles estão mentindo. De jeito nenhum eles foram ameaçados. Ele estava apenas tentando escapar”, completou.

Ativistas de direitos humanos estão chamando o assassinato de Harmon de o último exemplo da brutalidade policial, frisando o preconceito existente nos Estados Unidos, onde a morte de negros tem altas taxas.

Os agentes de Salt Lake não acreditam que a ação deles tenha sido ilegal porque o ciclista teria representado uma ameaça para suas vidas. A defesa dos policiais alegou que Harmon disse “Eu vou cortar vocês” enquanto segurava uma faca ao encará-los. O vídeo, porém, não mostra isso.

Fonte: Extra