Dubai quer ser a primeira do mundo a oferecer um serviço de táxis voadores e ao que tudo indica o plano ambicioso da cidade dos Emirados Árabes Unidos está dentro do prazo.
Nesta segunda-feira (25), a empresa de drones alemã Volocopter exibiu o seu primeiro teste de voo em uma cerimônia organizada para o príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed. As informações são da agência Reuters.
Com espaço para dois lugares e 18 hélices, o veículo levanta e pousa verticalmente e foi desenvolvido para funcionar de forma autônoma.
O primeiro voo de teste não foi tripulado e durou cerca de cinco minutos. Entretanto, a companhia espera que o veículo, eventualmente, tenha autonomia para oferecer voos de até 30 minutos. Sistemas de segurança, incluindo aí baterias reservas, rotores e até mesmo um par de paraquedas também equipam o veículo.
A ideia é que, quando finalizado, o drone-táxi possa ser solicitado por um aplicativo de celular, da mesma forma que usuários recorrem a aplicativos de transporte individual como o Uber.
Segundo a Volocopter, o atual modelo é capaz de voar baseado em rotas do GPS, mas a empresa planeja implementar capacidades como visão computacional e inteligência artificial para que o veículo, no futuro, consiga evitar obstáculos e, claro, outros táxis voadores no caminho. A expectativa é que os táxis da empresa alemã operem em Dubai comercialmente nos próximos cinco anos.
https://youtu.be/a5Q2W0r5e-s
Fonte: NOW!