Regulamentação

União Europeia proíbe tatuagens coloridas

Entrará em vigor na terça-feira (4/1) na União Europeia (UE) uma lei que proíbe o uso de tintas coloridas em tatuagens.

Foto: Reprodução da Internet

 

Entrará em vigor na terça-feira (4/1) na União Europeia (UE) uma lei que proíbe o uso de tintas coloridas em tatuagens. O motivo da proibição são os produtos químicos encontrados nas tintas coloridas usadas por tatuadores.

O órgão regulador disse que os produtos químicos, alguns dos quais já proibidos em produtos aplicados sobre a pele, podem causar “câncer ou mutações genéticas”. Entre eles está o álcool isopropanol, presente na maioria dos pigmentos coloridos usados ​​pelos tatuadores atualmente.

Diversos tatuadores já tiveram de recusar clientes que desejavam tatuagens grandes, que podem levar meses para ser completadas, sabendo que talvez não tenham uma tinta de reposição em janeiro. O movimento é preventivo e pode ser revertido. O objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e na maquiagem permanente mais seguras.

Os fornecedores de tintas têm até 4 de janeiro de 2023 para encontrar produtos químicos diferentes aprovados para criar as mesmas cores usadas em estúdios de tatuagem.

Fonte: Extra
Créditos: Polêmica Paraíba