Nessa terça-feira (29), acontece o debate mais esperado dos Estados Unidos. Donald Trump atual presidente e seu oponente o candidato democrata Joe Biden ficarão frente a frente pela primeira vez na disputa pela presidência dos Estados Unidos.
As eleições presidenciais acontecerão no dia 03 de novembro. Faltando 35 dias para as eleições Trump espera convencer os poucos indecisos que restam. A noite promete ser quente e cheia de ataques, de ambas as partes. A situação de Trump não é uma das melhores. Vaiado em eventos, e pouco querido por grande parcela dos americanos, ele agora enfrenta mais uma vergonha. Sua declaração de imposto de renda foi divulgada pelo The New York Times na semana passada e para surpresa (ou não) do mundo, Trump sonegou, e pagou muito menos do que deveria. O presidente tratou de se defender e disse que tudo não passava de ‘fake news totalmente inventadas’. Segundo ele, os impostos foram pagos corretamente.
O debate promete bater o recorde de audiência. O público espera uma noite recheada de troca de farpas. Vence quem conseguir conversar com o eleitor, se esquivar das provocações e se conter mais. Trump vai ter uma noite trabalhosa, já que é conhecido por suas falas carregadas.
Dados divulgados pelo The New York Times:
Trump pagou apenas 750 dólares (4.215 reais) em imposto de renda nos Estados Unidos em 2016, quando se elegeu presidente. Em 2017, primeiro ano de seu mandato presidencial, o valor pago foi o mesmo. O Times não teve acesso aos registros dos últimos dois anos.
Em comparação, seus três antecessores, o democrata Barack Obama, o republicano George W. Bush e o democrata Bill Clinton, pagaram em imposto de renda durante o primeiro ano de mandato respectivamente 1,8 milhão de dólares, 250.000 dólares e 65.000 dólares, em valores não corrigidos pela inflação.
O Times destacou que o imposto de renda de Trump em seu primeiro ano de mandato é apenas comparável, também sem corrigir pela inflação, ao que pagou Richard Nixon em um outro escândalo fiscal, há quase meio século, em 1973.
Ainda mais, antes de entrar para política, o magnata de Nova York não chegou a pagar nenhum centavo em imposto de renda por 11 anos em um período entre 1997 e 2015. Segundo a reportagem, Trump conseguiu passar tantos anos assim, pois “declarava grandes perdas em seus negócios”
Trump x Biden
No final da tarde Biden postou em suas redes sociais sua declaração de imposto de renda, e desafiou o presidente a fazer o mesmo.
A declaração de Biden mostrou que ele e sua esposa, Jill, pagaram mais de 346 mil dólares em impostos federais e outros pagamentos referentes a 2019, em cima de uma renda de quase 985 mil dólares, antes de buscarem um reembolso de 47 mil dólares que eles afirmaram ter pago a mais para o governo.
As informações foram divulgadas pela CNBC. Em seu twitter Biden colocou “The American people deserve transparency from their leaders, it’s why as of today, I’ve released 22 years of my tax returns.” que traduzido é: “O povo americano merece transparência de seus líderes, é por isso que até hoje, libertei 22 anos de minhas declarações de impostos.”
O debate vai ser transmitido ao vivo às 22h, em plataformas digitais de todo o mundo com tradução simultânea.
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: Polêmica Paraíba