Adulterados

Toyota revela que fraudou testes de motores diesel e vendas de 10 modelos são suspensas

Foto: Divulgação

Uma subsidiária do grupo Toyota, a Toyota Industries Corporation (TICO), divulgou uma nota para a imprensa global seguida de uma coletiva de imprensa no fim de janeiro admitindo que fraudou testes internos de motores diesel usados em 10 veículos produzidos pelo grupo. A venda desses modelos foram suspensas.

A TICO revelou ter usado um software durante os testes de certificação dos motores de veículos da marca. Esse software usava parâmetros diferentes do que era adotado para os motores produzidos em série nas fábricas. Com a alteração, os resultados dos testes eram ‘suavizados’, permitindo que o motor fosse produzido admitindo maior vibração. No entanto, segundo a empresa, tais alterações não têm impacto na segurança dos carros.

Pelo menos aproximadamente 430 mil motores foram afetados pela alteração nos parâmetros de curva de torque e potência entre 10 modelos. Entre os carros que tiveram venda suspensa estão a van Hiace, o Land Cruiser 300, Innova e Lexus LX500D, Yaris Cross, Hilux e SW4.

Os modelos produzidos na Argentina e comercializados no Mercosul, incluindo o Brasil, não foram afetados. Já veículos exportados para países como Austrália, Japão e nações do Oriente Médio tiveram seus testes modificados.

Em nota, a Toyota do Brasil confirmou que não há impacto nas vendas nacionais.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba