Não há relatos de paraibanos vivendo no Afeganistão, em meio à retomada de poder por terroristas do Talebã. O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota divulgada neste domingo (15), que monitora a situação e que não tem registro de brasileiros vivendo no local do conflito.
Cidades importantes na região foram tomadas pelo Taleban, grupo radical islâmico. O Itamaraty também disse que, por ora, nenhuma medida de proteção a funcionários da embaixada brasileira em Islamabad está prevista.
O ataque do grupo islâmico fez com que o presidente e o vice, Ashraf Ghani e Amrullah Saleh, respectivamente, deixassem o país. A informação foi confirmada por um funcionário de alto escalão do Ministério do Interior do governo.
Tropas americanas estão sendo retiradas do país desde o início do ano, o que possibilitou a retomada do poder pelos terroristas, após 20 anos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está sendo criticado pela forma que a retirada das tropas ocorre, possibilitando a volta da violência contra mulheres e minorias e a eliminação dos Direitos Humanos, por parte dos terroristas.
Fonte: Polêmica Paraíba com UOL
Créditos: Polêmica Paraíba com UOL