representatividade

'Sonho de criança', diz medalhista olímpica que inspirou 1ª Barbie com véu islâmico

'Sonho de criança', diz medalhista olímpica que inspirou 1ª Barbie com véu islâmico
Esgrimista segura Barbie de hijab

“Sonho de criança”. Foi assim que a esportista Ibtihaj Muhammad definiu a Barbie que já sai de fábrica usando um hijab, véu islâmico que cobre a cabeça das mulheres que praticam essa religião. Quando criança, a atleta não se via representada em nenhuma das muitas versões da boneca. Agora, ela vê o desejo antigo se tornar realidade. A partir de 2018, estarão nas prateleiras Barbies desenhadas à luz da aparência física e da crença religiosa da americana.

“Obrigada, Mattel, por me anunciar como a mais nova membro da família Barbie Shero! Estou orgulhosa em saber que garotinhas podem agora brincar com uma Barbie que escolheu usar o hijab! Este é um sonho de criança que se torna realidade”, destacou a esgrimista, em tom de emoção.

A medalhista olímpica foi escolhida pela Mattel para ser homenageada na campanha Shero — mescla de “she” (ela) com “hero” (heroína) — que celebra mulheres pioneiras e inspiradoras às novas gerações pelo mundo. Depois de celebrar a ativista e modelo plus size Ashley Graham e a primeira bailarina negra do American Ballet Theatre, Misty Copeland, foi a vez de exaltar a força da atleta muçulmana, que fez história ao ser a primeira a defender seu país na Olimpíada do Rio com o véu islâmico. Ela foi bronze nos Jogos 2016 e campeã mundial de esgrima em 2014, na Rússia.

Esgrimista foi homenageada por Mattel
Ver imagem no Twitter

A companhia Mattel anunciou o lançamento da primeira Barbie com véu islâmico em honra à atleta olímpica, no momento em que o hijab ganha as passarelas de moda, as capas de revista e emojis de smartphones em aceno à tolerância religiosa e contra o preconceito.

“Ibtihaj é uma inspiração para um sem número de garotas que nunca se viram representadas. Ao honrar sua história, nós esperamos que esta boneca as lembre que podem ser e fazer o que quiserem”, ressaltou o vice-presidente de marketing da Mattel, Sejal Shah Miller, em comunicado.

Fonte: Extra
Créditos: Extra