“Sonho de criança”. Foi assim que a esportista Ibtihaj Muhammad definiu a Barbie que já sai de fábrica usando um hijab, véu islâmico que cobre a cabeça das mulheres que praticam essa religião. Quando criança, a atleta não se via representada em nenhuma das muitas versões da boneca. Agora, ela vê o desejo antigo se tornar realidade. A partir de 2018, estarão nas prateleiras Barbies desenhadas à luz da aparência física e da crença religiosa da americana.
“Obrigada, Mattel, por me anunciar como a mais nova membro da família Barbie Shero! Estou orgulhosa em saber que garotinhas podem agora brincar com uma Barbie que escolheu usar o hijab! Este é um sonho de criança que se torna realidade”, destacou a esgrimista, em tom de emoção.
A medalhista olímpica foi escolhida pela Mattel para ser homenageada na campanha Shero — mescla de “she” (ela) com “hero” (heroína) — que celebra mulheres pioneiras e inspiradoras às novas gerações pelo mundo. Depois de celebrar a ativista e modelo plus size Ashley Graham e a primeira bailarina negra do American Ballet Theatre, Misty Copeland, foi a vez de exaltar a força da atleta muçulmana, que fez história ao ser a primeira a defender seu país na Olimpíada do Rio com o véu islâmico. Ela foi bronze nos Jogos 2016 e campeã mundial de esgrima em 2014, na Rússia.
A companhia Mattel anunciou o lançamento da primeira Barbie com véu islâmico em honra à atleta olímpica, no momento em que o hijab ganha as passarelas de moda, as capas de revista e emojis de smartphones em aceno à tolerância religiosa e contra o preconceito.
“Ibtihaj é uma inspiração para um sem número de garotas que nunca se viram representadas. Ao honrar sua história, nós esperamos que esta boneca as lembre que podem ser e fazer o que quiserem”, ressaltou o vice-presidente de marketing da Mattel, Sejal Shah Miller, em comunicado.
Fonte: Extra
Créditos: Extra