Fontes policiais indicaram ao El País que o alegado condutor do carro branco que nesta quinta-feira matou, pelo menos, 13 pessoas nas Ramblas, em Barcelona, está morto. Moussa Oukabir, de 17 anos de idade, teria sido morto na operação policial que decorreu em Cambrils e que evitou um segundo atentado. Nesta operação foram ainda mortos mais quatro cúmplices.
Josep Lluís Trapero, chefe dos Mossos d’Esquadra, já tinha admitido esta possibilidade em conferência de imprensa.
Recorde-se que na madrugada desta sexta-feira, cinco indivíduos tentaram repetir o ataque de Barcelona no passeio marítimo de Cambrils, em Tarragona, numa zona pedonal. Os cinco foram abatidos pelas autoridades, depois de terem causado um morto e cinco feridos, incluindo um agente da polícia.
Moussa Oukabir terá estado ao volante da carrinha branca que atropelou dezenas de pessoas na La Rambla, por voltas das 16h (hora de Lisboa) de quinta-feira. O jihadista conseguiu sair do veículo e abandonar o local. Deste atropelamento resultaram, pelo menos, 13 mortos e 126 feridos.
O secretário de Estado das Comunidades, José Luis Carneiro, confirmou hoje ao Notícias ao Minuto que uma das vítimas mortais é uma mulher portuguesa de 74 anos. Há ainda uma jovem de 20 anos desaparecida. Serão avó e neta.
Fonte: Notícias ao Minuto