"nos unimos em oração"

Papa diz esperar que tristeza vire esperança com reconstrução de Notre-Dame

O pontífice também enviou uma carta aos franceses. A mensagem, endereçada ao arcebispo de Paris, Michel Aupetit, foi divulgada pela Diocese de Paris. Francisco disse que o "desastre danificou seriamente um edifício histórico"

O papa Francisco disse esperar que a tristeza causada pelo incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, “seja transformada em esperança com sua reconstrução”. Esse foi o primeiro pronunciamento do líder da Igreja Católica depois que as chamadas atingiram a catedral. A mensagem foi publicada hoje em sua página no Twitter.

O pontífice também enviou uma carta aos franceses. A mensagem, endereçada ao arcebispo de Paris, Michel Aupetit, foi divulgada pela Diocese de Paris. Francisco disse que o “desastre danificou seriamente um edifício histórico”.

Estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças. Pois Notre-Dame é a preciosidade arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos grandes eventos, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade

Papa Francisco

Francisco lembrou que o período da Páscoa está perto e que, “nestes dias santos, quando nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e oração”, disse a Aupetit e aos franceses.

Ontem, o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, disse que o pontífice estava “rezando por todos aqueles que estão lutando, em particular os bombeiros, para enfrentar esta situação dramática”.

“Notre Dame sempre permanecerá –e já vimos isso nessas horas– um lugar onde fiéis e não fiéis podem se unir nos momentos mais dramáticos da história francesa”, disse Gisotti.

Leia a íntegra da carta do papa enviada à França:

“Depois do incêndio que assolou grande parte da catedral de Notre-Dame, associo-me à sua tristeza, bem como aos fiéis da sua diocese, aos habitantes de Paris e a todos os franceses. Nestes dias santos, quando nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e oração.

Este desastre danificou seriamente um edifício histórico. Estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças. Pois Notre-Dame é a preciosidade arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos grandes eventos, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade.

Elogiando a coragem e o trabalho dos bombeiros que intervieram para conter o fogo, eu expressou a esperança de que a Notre-Dame pode tornar-se, graças ao trabalho de reconstrução e a mobilização de todos, esta bela jóia do coração da cidade um sinal da fé daqueles que a construíram, a igreja mãe de sua diocese, herança arquitetônica e espiritual de Paris, França e humanidade.

Com esta esperança, concedo-lhe uma grande bênção apostólica, assim como os Bispos da França e os fiéis de sua diocese, e chamo a bênção de Deus aos habitantes de Paris e a todos os franceses”.

Fonte: UOL
Créditos: UOL