Cientistas descobriram que tratar camundongos envelhecidos com uma combinação de drogas previne o dano celular, retarda a disfunção física e prolonga a vida útil.
Segundo os autores do artigo, publicado no periódico Nature Medicine na segunda-feira (9), a senescência celular é um processo no qual as células perdem a função, incluindo a capacidade de se dividir e replicar. Essas células demonstraram afetar as vizinhas e aumentam em muitos tecidos com o envelhecimento; elas também se propagam em órgãos associados a muitas doenças crônicas e após radiação ou quimioterapia.
Neste estudo, a equipe usou uma combinação de senolíticos (dasatinibe e quercetina), uma classe de drogas que eliminam seletivamente as células senescentes, para testar se ela poderia retardar a disfunção física causada por células senescentes. O dasatinibe é utilizado para tratar algumas formas de leucemia, enquanto a quercetina é um flavonol vegetal encontrado em algumas frutas e vegetais.
Para determinar se as células senescentes causavam disfunção física, os pesquisadores injetaram a combinação das drogas em camundongos jovens com células senescentes ou não-senescentes. Após duas semanas, os animais que tinham as células envelhecidas apresentaram comprometimento da função física. Além disso, os pesquisadores observaram um aumento no número de células senescentes, além do que foi injetado, sugerindo uma propagação do efeito da senescência nas células vizinhas.
Para analisar, então, se um composto senolítico poderia parar ou retardar a disfunção física, os pesquisadores trataram os dois camundongos por três dias com a mistura. Eles descobriram que as drogas mataram seletivamente células senescentes e diminuíram a deterioração na velocidade de caminhada, resistência e força nos camundongos com células envelhecidas
Fonte: Uol
Créditos: Uol