Dois planetas estranhos foram identificados recentemente pelo telescópio espacial Kepler da Agência Espacial Americana (NASA).
K2-146 b, encontrado por várias equipes, foi anunciado em 2018. E agora astrônomos da Universidade de Chicago divulgaram a descoberta do planeta K2-146 c.
📣Discovery Alert!📣
Meet two outliers😎, exoplanets so close together that they jostle each other’s orbits.
Another shock: Both “mini-Neptunes”🔵🔵 are likely to possess thick☁ or watery💧 atmospheres despite being so close to their star🌟 https://t.co/E9ChtxpT5p pic.twitter.com/8592DcumpN
— NASA Planetquest (@PlanetQuest) 31 de julho de 2019
Ambos os planetas pertencem a uma classe estranha conhecida como “mini-Neptunes” e orbitam uma estrela vermelha-anão cerca de 260 anos-luz da Terra.
As descobertas se basearam em dados do telescópio espacial. De acordo com as informações, os dois são muito quentes para serem habitáveis.
Segundo a instituição, os planetas estão bem próximos que empurram as órbitas uns dos outros por causa da influência gravitacional mútua.
Isso permitiu medições precisas de suas massas e densidade. Ambos provavelmente possuem atmosferas densas ou aquosas.
Ainda de acordo com a agência, os astrônomos também descobriram uma lacuna no tamanho do planeta entre cerca de 1,5 e duas vezes o tamanho da Terra
Isso aparece em amostras estatísticas dos milhares de planetas encontrados até agora em nossa galáxia Via Láctea.
Fonte: Metro Jornal
Créditos: Metro Jornal