epidemia

Mortos por coronavírus na China já superam os da epidemia de Sars

O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 neste  sábado (8.fev.2020) e superou as mortes causadas pela epidemia da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que provocou 774 mortes de 2002 a 2003. Em 2012, a síndrome respiratória Mers matou 858 pessoas.

Até as 22h, 37.552 pessoas foram infectadas pelo vírus. Só na China, 37.198 contraíram o vírus. O 2º país com mais infectados é o Japão com 89 infectados. No Brasil, não há nenhum caso confirmado, porém, o Ministério da Saúde contabiliza 8 casos suspeitos.

Os brasileiros que estavam em Wuhan, epicentro da epidemia, estão a caminho do Brasil a bordo de 2 aviões modelo VC-2 cedidos pela Presidência da República. Eles fizeram a penúltima escala em Las Palmas, nas Ilha Canárias, por volta das 20h. Farão mais uma em Fortaleza (CE) e chegarão à Anápolis (GO) onde os repatriados serão submetidos a uma quarentena às 3h deste domingo (9.fev.2019), segundo o Ministério da Defesa.

Reação no mundo

Por conta do surto, 22 países já restringiram voos para a China. Segundo Pequim, a medida é 1 “exagero” dessas nações. O jornal chinês Global Times, vinculado ao governo chinês, questionou em 1 artigo porque não houve tamanha comoção quando a gripe suína teve seu pico de infectados.

“Algum governo, desde o início de abril de 2009 até o final de abril de 2010, incluindo o mês de junho, quando o H1N1 foi declarado uma pandemia global de emergência internacional, enviou um aviso aos cidadãos de que deveriam deixar os Estados Unidos? Fechar suas fronteiras para os viajantes americanos? Não, nem um pio”, questiona.

O QUE É O CORONAVÍRUS

O 2019-nCoV pertence à família dos coronavírus (batizados assim devido ao formato semelhante ao de coroas). Eles são conhecidos desde meados da década de 1960 e geralmente circulam apenas entre animais (tais como ratos, morcegos e pequenos mamíferos), mas podem sofrer mutações facilmente e serem transmitidos para humanos.

Esses vírus normalmente provocam doenças respiratórias leves ou moderadas. A maioria das pessoas foi ou será infectada com 1 dos tipos mais comuns de coronavírus ao longo da vida, vindo a apresentar sintomas semelhantes aos de 1 resfriado comum.

Outras variações de vírus dessa família, no entanto, podem causar síndromes respiratórias graves e já provocaram epidemias de alcance mundial, como o surto de Mers, em 2012, e de Sars, em 2003.

Os coronavírus podem ser transmitidos a humanos pelos animais quando há 1 contato muito próximo. Mas também pode haver transmissão de uma pessoa a outra por meio da tosse, espirro, beijo e contato com a saliva –de acordo com as autoridades sanitárias da China. Leia o que se sabe sobre o novo coronavírus aqui.

Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360