luto

Morre padre José Jonette, aos 92 anos, na França

Faleceu na tarde da última sexta-feira 10, na França, o padre José Jonette, com 92 anos, Pe. José Jonette nasceu em 13 de junho de 1931 em Grancourt, França, e construiu uma história muito forte na Paraíba, principalmente na região do Cariri, a partir do ano de 1974, quando chegou ao Brasil para trabalhar na Paróquia de Cabaceiras, uma das mais antigas da região.

Foto: divulgação

Faleceu na tarde da última sexta-feira 10, na França, o padre José Jonette, com 92 anos, Pe. José Jonette nasceu em 13 de junho de 1931 em Grancourt, França, e construiu uma história muito forte na Paraíba, principalmente na região do Cariri, a partir do ano de 1974, quando chegou ao Brasil para trabalhar na Paróquia de Cabaceiras, uma das mais antigas da região.

Depois disso, Padre José também passou pelas paróquias de Boqueirão com os distritos de Caturité, Alcantil e Riacho de Santo Antonio.

Um fato marcante da passagem do Padre José por Cabaceiras foi que na enchente do Rio Taperoá que inundou a cidade, em 1974, ele recém chegado na cidade e logo decidiu ajudar as famílias que perderam suas casas, criando uma fábrica de tijolos feitos com blocos de cimento e assim em pouco tempo as famílias reconstruíram suas casas.

Anos depois, Padre José voltou a Cabaceiras e ficou até 2007, onde construiu igrejas em comunidades dos municípios de Cabaceiras e São Domingos do Cariri.

Em 2000 atendendo ao apelo de Dom Luiz Fernandes, aos 69 anos ele voltou para Cabaceiras onde ficou até 2007 como pároco.

2010 a 2011 ele voltou e morou em São Domingos de onde voltou para a França até agora. Desde 2018 ele morava numa casa de repouso para idosos, a partir daí padre José já não não atuava mais pois sofria de mal de Alzheimer.

Fonte: Blog do Bruno Lira
Créditos: Polêmica Paraíba