A prefeitura do município de Tuchín, em Córdoba, na Colômbia, decidiu aplicar uma punição pouco usual a quem desrespeitar a quarentena na cidade: meia hora com os pés amarrados – em uma estrutura de madeira conhecida como cepo – em praça pública.
A medida começou a ser aplicada no dia 2 de abril e, segundo o prefeito da cidade, está surtindo efeito. “Se impusermos uma sanção econômica, a grande maioria não terá como pagá-la, mas se recorrermos a essas práticas típicas de sua cultura, as estamos fazendo com que cumpram as leis e mantenham vivas suas tradições”, explicou Alexis Salgado, em seu Facebook.
O “castigo” não era aplicado há anos, mas está previsto em lei e faz parte da tradição do povo indígena Zenú, povo originário da região onde é localizado o município de Tuchín.
LA FOTO: Ejemplar castigo con el cepo indígena en Tuchín Córdoba por no acatar el confinamiento obligatorio. OPINIÓN: Así debe replicarse el castigo en otros municipios. @NoticiasRCN @rcnradio @YamitPalaVilla @elheraldoco @IvanDuque @PoliciaColombia @JuanLozano_R @DanielSamperO pic.twitter.com/IfnwRgpnvw
— Deiby Palomino (@DPalomino10) April 2, 2020
Fonte: Meia Hora
Créditos: Meia Hora