A marinha indonésia localizou o submarino a 850 metros de profundidade este sábado, depois de ter encontrado destroços que se acredita serem do submarino desaparecido com 53 tripulantes a bordo nas águas de Bali na quarta-feira, disse o chefe militar do país. A Marinha declarou, assim, o submarino como oficialmente afundado, sem esperança de encontrar sobreviventes. Segundo as autoridades, as reservas de oxigénio para a tripulação acabaram ao início deste sábado.
De acordo com a agência Reuters, o chefe da Marinha indonésia, Yudo Margono, disse que um radar encontrou o submarino a 850 metros de profundidade — bem além dos seus limites de sobrevivência, já que foi projectado para aguentar uma profundidade de até 500 metros. “Ainda estamos a fazer as buscas… A profundidade do mar que detectámos é de 850 metros, o que é muito complicado e apresenta muitas dificuldades”, disse, acrescentando que suspeita que o mergulho em profundidade do submarino tenha criado fissuras na estrutura.
A localização exacta do submarino permanece desconhecida, apesar de ter sido detectada a sua presença, esclareceu Yudo Margono.
A marinha da Indonésia disse que está a investigar se o submarino perdeu potência enquanto descia a uma profundidade de 600 a 700 metros. A causa do desaparecimento ainda é incerta, mas as autoridades apontam para uma falha eléctrica que pode ter impedido o submarino de iniciar os procedimentos de emergência.
Na quinta-feira, o chefe da Marinha da Indonésia afirmou que o submarino desaparecido tinha capacidade de oxigénio para 72 horas, até por volta da madrugada deste sábado. Esse seria o cenário se a embarcação tivesse perdido energia, mas poderia ser alargado por cinco dias se o submarino tivesse retido electricidade.
Mas mesmo essa estimativa sobre o oxigénio foi optimista, consideram especialistas, porque presumia que o submarino não tinha sido esmagado pela pressão da água. Collin Koh, investigador do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos, explica que estariam em curso planos para avaliar a viabilidade de recuperar o submarino em tal profundidade extrema. “É tecnicamente possível fazer isso, embora eu acredite que a Indonésia terá de recorrer a ajuda estrangeira”, disse.
Segundo noticia a Associated Press (AP), Yudo Margono disse que as equipas de resgate encontraram vários objectos do submarino junto da sua última localização conhecida, incluindo peças de um alisador de torpedo, uma garrafa de graxa usada para olear o periscópio e tapetes de oração. “Com as evidências que descobrimos serem do submarino, passamos agora da fase de submersão para afundado”, afirmou Margono.
Mais de 400 pessoas, além de cinco navios e um helicóptero, participam desde quarta-feira nas buscas e resgate do submarino KRI Nanggala-402, fabricado na Alemanha em 1977.
O submarino desapareceu depois de ter perdido o contacto com o navio no final de exercícios ao largo de Bali.
Um porta-voz da Marinha de Guerra confirmou que o submarino KRI Nanggala 402 não estabeleceu contacto após os exercícios militares em que estava envolvido. “É verdade que o submarino perdeu o contacto a partir das 3h (19h de terça-feira em Portugal)”, indicou o almirante Julius Widjojono. Os militares disseram que, apesar do conhecimento extenso sobre a área, o fundo do mar é muito profundo no arquipélago de Bali, algo que dificultava as buscas.
Vários países, como a Austrália, Singapura e os EUA, estiveram envolvidos nas buscas. O porta-voz militar da Indonésia, Djawara Whimbo, disse este sábado que a embarcação hidrográfica do país ainda não tinha sido capaz de detectar um objecto não identificado com alto magnetismo que foi detectado a uma profundidade de 50 a 100 metros.
As buscas não encontraram sinais do submarino, mas os familiares tinham esperança de que o enorme esforço das buscas encontraria a embarcação a tempo. As buscas concentraram-se numa área próxima à última posição conhecida do submarino, onde uma mancha de combustível foi encontrada. Não havia, no entanto, evidências conclusivas de que a mancha fosse um sinal do submarino.
O KRI Nanggala-402, que pesa 1395 toneladas, foi construído na Alemanha em 1978, de acordo com o site do governo da Indonésia. O submarino, que se juntou à frota da Indonésia em 1981, foi remodelado durante dois anos na Coreia do Sul, processo que ficou concluído em 2012
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