A imagem de Nossa Senhora da Conceição e que também representa a orixá feminina Oxum, de religiões de origem africana, amanheceu, na última terça-feira (12), em São Leopoldo (RS), vestida com capa e máscara do Batman.
A fantasia foi removida. Para o secretário de Cultura da cidade, Pedro Vasconcellos, a ligação da imagem com religiões africanas pode ter sido motivo do ataque. “Ela ganha capas amarelas e oferendas, então acreditamos que foi um ato de intolerância contra esse sincretismo”.
Câmeras de segurança próximas vão ser analisadas para tentar identificar o autor da ação.
Em nota, a prefeitura considerou o ato como vandalismo. Leia:
A Prefeitura de São Leopoldo manifesta seu repúdio contra o ato de vandalismo e intolerância religiosa praticado em desrespeito à imagem de Nossa Senhora da Conceição, para os católicos, e Oxum para as religiões de Matriz Africana. A imagem da santa, localizada na Praça do Imigrante, é venerada e consagrada, portanto, na crença religiosa de grande parte da população do município.
Defendemos, por interesse público e responsabilidade social, profundo respeito à liberdade religiosa. Além disso, a estátua encontra-se na praça que foi construída para marcar o Centenário da Imigração Alemã – o que demonstra sua importância e assento privilegiado na história e na geografia da cidade.
Temos compromisso e respeito com a diversidade cultural, étnica e religiosa porque defendemos uma sociedade mais democrática e tolerante. Tanto o discurso de ódio quanto os atos que vilipendiam a fé alheia devem ser repudiados e combatidos para que possamos conviver nos melhores valores civilizatórios de humanidade, igualdade e fraternidade.
Fonte: SRzd
Créditos: SRzd