A Força Aérea Brasileira (FAB), interceptou, na última segunda-feira(09), um helicóptero que entrou no espaço aéreo brasileiro sem solicitar qualquer autorização vindo da Venezuela. Na aeronave, foram apreendidos cerca de 240 kg de drogas.
A ação foi realizada próxima a capital Manaus (AM), sendo liderada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), que contou com o auxílio de duas aeronaves A-29 Super Tucano, além de um helicóptero H-60 Black Hawk.
A partir disso, o autogiro foi detectado no momento em que ingressou no espaço aéreo brasileiro sem apresentar plano de voo. Sendo assim, de acordo com protocolos de policiamento, o comportamento foi tratado como suspeito.
Na sequência, a aeronave foi monitorada pelo Comae que observou que a aeronave fez um pouso forçado em uma área de mata perto de Manaus. O horário registrado foi por volta das 16h40.
Com isso, a bordo do H-60 Black Hawk da FAB, agentes da Policia Federal abordaram o helicóptero e apreenderam uma carga de skank, entorpecente sintético mais intenso se comparado a maconha.
O piloto fugiu momentos antes da chegada da equipe policial.
Por fim, a interceptação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. Acima de tudo, seu principal objetivo é combater ilícitos através de ações conjuntas entre FAB e agentes de segurança.