Dois foguetes Katyusha atingiram a Zona Verde de Bagdá, segundo informou o comando militar conjunto do Iraque à rede de TV americana CNN. O incidente ocorreu pouco depois da meia-noite do horário local (ou por volta das 18h, horário de Brasília).
“Não há relatos de feridos”, afirmou o comando militar.
A Zona Verde é a região de Bagdá que abriga prédios governamentais, missões estrangeiras e o Parlamento iraquiano.
Segundo a agência Reuters, fontes policiais afirmaram que um dos foguetes caiu a cerca de 100 metros da embaixada dos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre a origem dos foguetes.
Jornalistas da CNN, que estão no país fazendo a cobertura da crise entre Estados Unidos e Irã, disseram ter ouvido sirenes de dentro da Zona Verde e duas explosões.
O incidente ocorre pouco tempo depois que duas bases aéreas que abrigam tropas dos Estados Unidos e da coalizão no Iraque serem atingidas por mísseis, no início da noite de ontem. O Pentágono confirmou os ataques, e o Irã assumiu a autoria dos disparos contra ao menos uma das bases.
A Guarda Revolucionária Islâmica do país disse, em comunicado na TV estatal iraniana, que lançou “dezenas” de mísseis, como resposta à morte do general iraniano Qassim Soleimani, na última quinta-feira, após um ataque americano.
Uma das bases atingidas foi Ain al-Asad, em Anbar. Estima-se que ao menos dez mísseis tenham efetivamente tocado o solo da base. A outra se localiza em Erbil, na região semiautônoma do Curdistão, que teria sido acertada por dois mísseis. Outro artefato caiu próximo do aeroporto de Erbil, segundo a CNN, mas não explodiu nem causou vítimas.
O primeiro ataque ocorreu às 19h30, no horário de Brasília – 17h30 em Washington, 1h30 de quarta-feira em solo iraquiano.
Fonte: Uol
Créditos: Uol