O Rei Charles III, de 75 anos, está atualmente enfrentando um câncer e recebe tratamento médico. Segundo o The Daily Beast, sua saúde preocupa, levando a atualizações nos planos para seu funeral.
“É claro que ele está determinado a vencer a doença e eles estão apostando nisso. Todos continuam otimistas, mas ele está realmente muito mal, mais do que estão deixando transparecer. Os planos foram revisados e estão sendo atualizados constantemente. Para eles, não é uma coisa emocional, é um trabalho levado muito a sério e é absolutamente compreensível que ninguém planeja ser pego de surpresa”, disse a fonte.
Foram elaboradas centenas de páginas para o funeral de Charles, iniciando-se um dia após o funeral de Elizabeth II, ocorrido em setembro de 2022.
O plano do funeral de Charles foi chamado de “Operação Ponte Menai”, em referência à ponte suspensa que conecta a ilha de Anglesey ao continente galês, onde o nobre reinou como Príncipe de Gales por décadas. Na Família Real, é tradição usar nomes de pontes para designar planos funerários; por exemplo, o plano para o funeral de Elizabeth II era chamado de “Operação Ponte de Londres”.
O Daily Beast também conversou com oficiais militares que confirmaram a atualização do plano. Para eles, essa atualização não está relacionada à saúde do príncipe, mas sim é parte de um preparo padrão.