Além do bilionário britânico Hamish Harding, 58 anos, estavam a bordo do submarino que levava turistas para ver o naufrágio do Titanic e desapareceu, no domingo (18/6), um milionário paquistanês e o filho; um explorador francês, principal especialista na história do navio; e o dono da empresa OceanGate, responsável pela viagem.
A imprensa internacional apurou a identidade dos cinco tripulantes do veículo submersível, utilizado em expedições até os destroços da famosa embarcação, no Oceano Atlântico. O submarino entrou na água na manhã de domingo e perdeu o sinal cerca de 1 hora e 45 minutos depois de submergir.
As guardas costeiras do Canadá e dos Estados Unidos entraram, nesta terça-feira (20/6), no terceiro dia de buscas e resgate. Equipes lutam contra o tempo para encontrar o dispositivo subaquático.
Bilionário britânico
O bilionário britânico Hamish Harding é empresário, aviador e “turista espacial”. Diretor da Action Aviation, empresa especializada na venda de aeronaves comerciais e privadas, ele participava da expedição como especialista.
Harding é um renomado explorador que já viajou para o espaço e acumula três recordes mundiais. Dois deles são ligados a explorações no oceano: a maior distância percorrida embaixo d’água e a maior duração de tempo gasto dentro do mar.
Nas redes sociais, o aventureiro afirmou que, por causa das condições climáticas na região de Newfoundland, no Canadá, essa possivelmente seria a primeira e única missão tripulada aos destroços em 2023.
“Acaba de abrir uma janela meteorológica, e nós vamos tentar um mergulho amanhã”, informou Harding no último sábado (17/6).
“A equipe tem alguns exploradores lendários, que já fizeram mais de 30 mergulhos para o Titanic desde o naufrágio, incluindo PH Nargeolet. Mais informações em breve, se o clima permitir!”, finalizou.
Maior especialista em Titanic do mundo
Paul-Henry Nargeolet, citado por Harding na publicação, é o especialista mais renomado do mundo no naufrágio. O ex-comandante da marinha francesa, de 77 anos, é conhecido como “Sr. Titanic” pela expertise na área.
Ele dedicou os últimos 35 anos da vida aos estudos sobre o caso, e integrou diversas expedições submarinas aos destroços. Segundo o The Guardian, em 1987, Nargeolet fez parte da equipe que resgatou uma série de objetos dos destroços — o Titanic afundou em 1912 após atingir um iceberg.
Segundo o especialista, o naufrágio representa uma enorme “cápsula do tempo”, onde a vida parou de repente, fascinando tantas pessoas por diferentes razões. “Alguns se interessam por sua construção, outros pela história da imigração para os EUA, outros se interessam pelos milionários a bordo, as estrelas da época.”
Milionário paquistanês e filho
O paquistanês Shahzada Dawood, 48, e o filho Sulaiman Dawood, 19, também estavam a bordo.
A família Dawood está entre as mais ricas do Paquistão. Shahzada é vice-presidente da Engro Corporation, que fabrica fertilizantes, alimentos e energia, e da Dawood Hercules Corporation, que produz produtos químicos. Também é membro do conselho da instituição de caridade Prince’s Trust, com sede no Reino Unido.
Nascido no Paquistão, Shahzada mudou-se muito cedo para o Reino Unido, onde se formou em direito na Universidade de Buckingham. Hoje, ele vive com a família em uma mansão em Surrey, no sul da Inglaterra.
CEO da OceanGate, responsável pela viagem
Stockton Rush é o presidente-executivo e fundador da OceanGate, empresa responsável pelo veículo submersível. A proposta da companhia é oferecer turistas em busca de adrenalina e outros exploradores em viagens subaquáticas.
A presença dele ainda não foi completamente confirmada. No entanto, acredita-se que o empresário seja o quinto integrante da expedição.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba