pandemia

COVID-19: Pesquisadores de Oxford projetam quase meio milhão de mortes no Brasil

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo preliminar calculando e comparando as prováveis mortes causadas pelo Coronavírus no Brasil e na Nigéria. Em território brasileior, de acordo com a projeção, devem ser registradas até 478 mil mortes. Trata-se de uma análise preliminar, que ainda não foi revisada por outros pesquisadores, nem validada por uma publicação científica, mas que é antecipada para acelerar a circulação de informações de interesse público em crises como a que estamos vivendo.

Como se trata de um estudo inicial, ele ainda deve ser discutido pela comunidade científica nos próximos dias e existe a possibilidade de correções antes de sua versão final. Por isso, é necessário olhar para os números com cautela.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram a proporção entre jovens e idosos da população de vários países. O Coronavírus é particularmente fatal para a população mais idosa. Para entender o padrão de mortalidade da doença, os cientistas analisaram dados da Itália, onde até o último dia 15 de março 1.809 pessoas já morreram, e da Coreia do Sul, que, apesar de ser a quarta nação mais afetada do mundo, com mais de 8.200 casos, teve apenas 75 mortes.

Clique aqui e aqui para ler mais.

Fonte: Com Congresso em Foco e The Intercept Brasil
Créditos: Com Congresso em Foco e The Intercept Brasil