o medo da guerra

Coreia do Norte diz que guerra nuclear pode começar a qualquer momento

 

O vice-embaixador norte-coreano na ONU disse que a situação na Península Coreana atingiu a um ponto de tudo ou nada, em que uma guerra nuclear pode surgir em qualquer momento. Kim In Ryong disse na comissão de desarmamento da Assembleia Geral das Nações Unidas na segunda-feira que nenhum país no mundo, exceto a Coreia do Norte, foi foi submetido a uma ameaça nuclear tão extrema e direta dos EUA, e que seu país tem direito à autodefesa. O diplomata também alertou aos países a não se juntarem aos Estados Unidos em ações militares contra o Estado asiático, para estarem a salvo de retaliações.

— A situação na Península Coreana, onde a atenção do mundo todo está concentrada, chegou ao ponto do tudo ou nada, e uma guerra nuclear pode irromper a qualquer momento — disse o vice-embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU), Kim In Ryong, a um comitê da Assembleia Geral da entidade na segunda-feira. — O território inteiro dos EUA está dentro de alcance de disparo e caso os EUA ameacem invadir até mesmo um centímetro de nosso território sagrado, não irão escapar de nossa severa punição em qualquer parte do globo.

O alerta estava contido em uma cópia do discurso preparado do vice-embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas, Kim In Ryong, para uma discussão sobre armas nucleares em um comitê da Assembleia Geral da ONU. Kim, no entanto, não leu a parte em que alerta os países a não se juntarem aos EUA em voz alta.

“Contanto que não participe das ações militares dos EUA contra a Coreia do Norte, nós não possuímos intenção de usar ou ameaçar usar armas nucleares contra qualquer outro país”, de acordo com discurso preparado de Kim.

— A não ser que a política hostil e a ameaça nuclear dos EUA sejam completamente erradicadas, nós nunca iremos colocar nossas armas nucleares e foguetes balísticos na mesa de negociação sob qualquer circunstância.

 

 

Créditos: Globo.com